Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Dia Internacional contra LGBTfobia, prevenção de acidentes e ampliação de vacinação contra a gripe são alguns assuntos no portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 15 e 19 de maio para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Dia Internacional contra a LGBTfobia reforça a diversidade e luta contra o preconceito
O Dia Internacional contra a LGBTfobia, comemorado anualmente no dia 17 de maio, simboliza o marco histórico de quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o termo "homossexualismo" da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em 1990. Desde então a data ficou mundialmente conhecida com o intuito de reforçar a importância de celebrar a diversidade e fortalecer a luta contra o preconceito.

2. Maio Amarelo: Samu orienta para um trânsito mais seguro
Em 2021, a cidade de São Paulo registou 43 mil acidentes de trânsito em suas ruas e avenidas, que resultaram na morte de 722 pessoas. Os dados, do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, foram citados pelo médico intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital, Syro Maiuri, durante live realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo da live foi falar sobre a campanha Maio Amarelo, que chama a atenção da população para o alto índice de acidentes e vítimas do trânsito.

3. Prefeitura distribui mais de 2 milhões de hipoclorito de sódio nas farmácias da rede municipal
Mais de 2 milhões de frascos de hipoclorito de sódio foram distribuídos no último ano nas farmácias da rede municipal de Saúde da capital. O produto é um desinfetante, à base de cloro, e deve ser utilizado para combater as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), sendo recomendado no tratamento domiciliar de desinfecção de frutas, hortaliças, água, entre outros. O munícipe deve seguir as orientações contidas no verso da embalagem. Vale lembrar que consumir frutas e legumes contaminados pode contrair algumas doenças, entre elas, a hepatite A.

4. Capital amplia vacinação contra gripe para toda a população com mais de 6 meses de idade
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira (15) a imunização contra a gripe para toda a população da capital acima dos seis meses de idade. Até o momento, a cobertura vacinal para a gripe está em 26% na capital. Desde o início da campanha, em 10 de abril, foram aplicadas 1.061.872 doses do imunizante contra o vírus influenza, causador da gripe.

5. População pode acompanhar movimento das unidades para vacinação contra Covid-19 e influenza nas UBSs por meio do ”De Olho na Fila”
Com a ampliação da vacinação contra a influenza (vírus causador da gripe) a toda a população acima de seis meses de idade, e com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 aberta a todos os adultos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que a plataforma “De Olho na Fila”, como ficou conhecida, pode ser acessada pela população para acompanhar o movimento nos postos de vacinação da rede.