Saúde menstrual: saiba mais sobre a menstruação

Alterações hormonais durante este período podem causar uma série de sintomas, conhecidos como tensão pré-menstrual

A menstruação marca o início da puberdade na mulher e é caracterizada pelo sangramento causado pela descamação do útero quando não ocorre fecundação do óvulo durante o período de ovulação.

A partir da menarca (a primeira menstruação), todo mês o corpo feminino se prepara para a fecundação do óvulo. Quando ela não ocorre, o endométrio se desprende do interior do útero e acontece o sangramento da menstruação. A periodicidade (número de dias entre uma menstruação e outra), a intensidade e a duração da menstruação podem variar. A maior parte das mulheres apresenta fluxo com duração entre três e sete dias.

Variação hormonal pode afetar até o sistema nervoso
Alguns dias antes, a mulher apresenta os primeiros sintomas da tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM. A TPM é uma síndrome causada pela variação hormonal iniciada no período ovulatório e que segue durante o período pré-menstrual.

A variação nos níveis hormonais de estrogênio e progesterona provoca alterações no endométrio, que é preparado para a fecundação do óvulo, mas não apenas. como existem receptores hormonais em outros órgãos, esse processo pode causar diversos sintomas, a depender da fase do ciclo. A mudança hormonal pode interferir inclusive no sistema nervoso central. Entre os sintomas mais comuns estão: cólicas, dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, retenção de líquido, irritabilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, fome exagerada, falta de apetite e até depressão.

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce. A menopausa é reconhecida após 12 meses sem menstruar e marca a transição entre o período reprodutivo da mulher e o não reprodutivo. Depois desse processo, não ocorrem mais ciclos menstruais e, na grande maioria das vezes, a mulher não pode mais ter filhos.

LEIA TAMBÉM: Saúde menstrual: saiba mais sobre o ciclo mensal da mulher

Saúde da Mulher na rede municipal
A Área Técnica de Saúde da Mulher é responsável, dentro da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por elaborar políticas, protocolos e linhas de cuidados voltados às mulheres, envolvendo todas as faixas etárias e demandas em áreas como saúde sexual e reprodutiva, pré-natal e assistência obstétrica, climatério e menopausa, entre outras.
Para saber mais sobre a atuação da área, clique aqui.

É importante que, nas várias fases da vida, as mulheres realizem consultas médicas de rotina para acompanhamento de sua saúde. A porta de entrada é sempre a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, a partir de onde, sempre que necessário, é realizado o encaminhamento para atendimento especializado, exames e procedimentos. A localização de todos os equipamentos está disponível na plataforma Busca Saúde.