Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Vacinação contra gripe em crianças; Semana do Brincar e Virada da Castração são alguns assuntos no portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 22 e 26 de maio para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Imunizante contra gripe faz parte do calendário de multivacinação infantil

Durante os anos iniciais da primeira infância, os bebês ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento, e as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) auxiliam na prevenção e combate a doenças virais e bacterianas. Neste sentido, a aplicação do imunizante contra a influenza para o público infantil é altamente eficaz para impedir casos graves que levem a internação hospitalar e morte.

2. Semana Municipal do Brincar oferece diversas atividades gratuitas em todas as regiões da cidade

A Prefeitura de São Paulo promove, até o dia 28 de maio, a Semana Municipal do Brincar com o tema “A Natureza no Brincar” e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa promovendo a saúde física e mental da população infantil e seu desenvolvimento*. A ação, que é intersecretarial, tem por objetivo reunir as crianças e responsáveis para participar de diversas atividades espalhadas por todas as regiões do município. A temática é muito importante e pertinente, uma vez que o brincar livre é como a criança se relaciona com a natureza e constrói uma relação de respeito com ela e de sustentabilidade ambiental.

3. Capital aplica mais de 40 milhões de doses contra a Covid-19

A cidade de São Paulo ultrapassou ontem (25) a marca de mais de 40 milhões de doses contra a Covid-19. Até o momento, desde o início da vacinação em janeiro de 2021, foram aplicadas na população 40.001.813 doses.

4. Prefeito Ricardo Nunes sanciona lei que doa o terreno do Hospital Sorocabana para o município

O prefeito Ricardo Nunes sancionou na manhã desta quinta-feira (25) a lei que autoriza que o município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), receba a doação de um terreno do governo estadual onde está instalado o Hospital Central Sorocabana, na Lapa, região oeste da capital. A ação é resultante do projeto de lei 186/2022, que havia sido aprovado por unanimidade, no início de maio, pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo.

5. Virada da Castração: serviço está disponível para animais a partir dos 3 meses na capital

Até 28 de maio, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conduz a Virada da Castração, iniciativa que tem como objetivo potencializar a adesão ao Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que acontece ao longo de todo o ano.