Saúde inclui professores e adolescentes na vacinação contra meningite

Vacina meningocócica C conjugada está disponível até o fim de julho para trabalhadores da educação e jovens na faixa etária entre 15 e 19 anos

Seguindo orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu temporariamente a imunização com a vacina meningocócica C conjugada (MenC) em dose de reforço única a dois novos públicos: trabalhadores da educação e adolescentes com idade entre 15 e 19 anos.

A vacina, que protege contra a meningite provocada pelo tipo C da bactéria Neisseria meningitidis, estará disponível até o dia 31 de julho, ou até o final dos estoques.

“O objetivo é proteger esses públicos e reduzir o risco de infecção no ambiente escolar neste período de outono/inverno”, comenta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Mariana de Souza Araújo, ressaltando que a vacinação vem ocorrendo desde o último dia 24 para professores e desde o dia 25 para adolescentes.

Vacina protege contra principal tipo de meningite bacteriana
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A inflamação pode ser causada por diversos agentes, a exemplo de vírus, bactérias e também fungos. Dos casos de meningites no Brasil, a meningite bacteriana causada pelo meningococo (Neisseria meningitidis) do sorogrupo C, é a segunda mais frequente, logo após as meningites virais.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. A vacina meningocócica C conjugada foi implantada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rotina de vacinação da criança em setembro de 2010. Na rotina do PMI, a vacina é aplicada aos três e cinco meses de idade e um reforço aos 12 meses. Crianças que não foram vacinadas poderão receber o imunizante até os 10 anos de idade. Para os adolescentes de 11 a 14 anos, está disponibilizada a vacina meningocócica ACWY.

Imunização acontece nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas
Da mesma forma que o público infantil, os professores e adolescentes de 15 a 19 anos podem vacinar-se de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados e feriados, também das 7h às 19h. Para receber a vacina é necessário levar documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação; os professores também devem levar documento profissional que comprove sua atuação em instituições de ensino.

Mais informações estão disponíveis na página da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.