Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Vacinação contra meningite para professores e adolescentes, tratamento para dependência em nicotina e polos de curativos são alguns assuntos no portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 29 de maio e 2 de junho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Junho Vermelho lembra a importância de doar sangue
Realizada no Brasil desde 2015, a campanha Junho Vermelho e o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) têm como objetivo reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.

2. Saúde inclui professores e adolescentes na vacinação contra meningite
Seguindo orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu temporariamente a imunização com a vacina meningocócica C conjugada (MenC) em dose de reforço única a dois novos públicos: trabalhadores da educação e adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. A vacina, que protege contra a meningite provocada pelo tipo C da bactéria Neisseria meningitidis, estará disponível até o dia 31 de julho, ou até o final dos estoques.

3. Capital dispõe de tratamento para dependência em nicotina na rede municipal de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo está inserida no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), do Ministério da Saúde. O PNCT tem articulação direta com o Quadro de Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS) e inclui medidas educativas, de comunicação, treinamento e conscientização do público em geral. O programa tem como uma de suas ações o tratamento do tabagismo nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em modalidade individual e em grupo.

4. Polos de Curativos tratam casos complexos de feridas e lesões
Entregues em outubro de 2021, os 27 Polos de Curativos estão distribuídos em todas as regiões e coordenadorias de saúde da cidade, em equipamentos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e Hospitais Dia (HD). Nestas unidades, enfermeiras com especialização em estomaterapia e dermatologia atendem pacientes com feridas e lesões de difícil manejo, muitas delas crônicas. Graças às técnicas e tecnologias de cobertura utilizadas por essas profissionais, são muitas as histórias de êxito dos polos.

5. Projeto Leitura recebe crianças na Cosap para estimular a relação com os animais
Na próxima terça-feira (6), a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebe estudantes da E.M.E.F Professora Lilian Maso para participarem do Projeto Leitura. A visita ocorre das 13h às 15h com participação de 25 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos e duas professoras responsáveis por fazer o acompanhamento dos alunos. A iniciativa, que tem o objetivo primário de socializar os animais alojados, atinge resultados muito maiores, como o desenvolvimento da empatia das crianças por animais especiais e o estímulo à leitura.