Dia Nacional da Imunização: capital disponibiliza vacinas para todos os públicos

Serviço inclui campanhas contra a Covid-19 e gripe, além de multivacinação para crianças, adolescentes, gestantes, puérperas, adultos e pessoas com mais de 60 anos

O dia 9 de junho é marcado no calendário da saúde como o Dia Nacional da Imunização. A data reforça a importância da vacinação em todas as fases da vida, como uma das principais formas de prevenir doenças.

As vacinas são substâncias biológicas que estimulam o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento de doenças e infecções caso a pessoa tenha contato com vírus ou bactérias.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido mundialmente pela excelência em imunização. Isso porque o país tem um dos melhores e mais completos calendários vacinais do mundo dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O Calendário Nacional de Imunização oferece 20 imunizantes em todas as fases da vida, desse total 18 são vacinas são para crianças e adolescentes. São elas:

1. BCG
2. Hepatite B
3. Pentavalente (DTP/Hib/HepB)
4. VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
5. VOP (Vacina Oral Poliomielite)
6. VORH (Vacina Oral Rotavírus Humano)
7. Pneumocócica 10V
8. Meningocócica C Conjugada
9. Febre Amarela
10. Tríplice viral/SCR Sarampo, Caxumba e Rubéola)
11. Tetraviral (Sarampo, Caxumba e Rubéola e Varicela)
12. DTP (Difteria, Tétano e Pertussis)
13. Hepatite A
14. Varicela
15. dT (Difteria e Tétano)
16. Meningocócica ACWY - 11 a 14 anos
17. - HPV quadrivalente - 9 a 14 anos (e adultos imunossuprimidos até 45 anos)
18. dTpa (Difteria, Tétano e Pertussis acelular) - gestantes e puérperas
19. - Influenza - campanha
20. - Pneumocócica – campanha

Clique aqui para acessar a página do Calendário Vacinal do Programa Municipal de Imunização (PMI). 

Vacinar-se também é pensar no próximo, pois além de se proteger o indivíduo contra inúmeras doenças, o imunizante pode criar ainda uma proteção para toda a população, com a redução da circulação do patógeno. Isto significa que quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance de adoecimento por qualquer doença infectocontagiosa que seja prevenível por uma vacina.

LEIA TAMBÉM: A importância das vacinas e do Programa Nacional de Vacinação (PNI)

Campanhas de vacinação na cidade de São Paulo
A experiência da cidade de São Paulo na vacinação contra a Covid-19 chamou a atenção da mídia internacional. Em 2022, a revista americana Forbes publicou uma reportagem sobre o avanço da imunização na metrópole e a classificou como “a capital mundial da vacina”. Até o último dia 9 de maio, 39.542.522 doses de vacinas contra a Covid-19 haviam sido aplicadas.

Atualmente, o esquema básico de vacinação contra a Covid-19 está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade. A primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos. Para a população acima de 18 anos de idade o reforço é realizado com a vacina Pfizer bivalente, sempre respeitados quatro meses de intervalo. A vacina atende ainda grupos prioritários: pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas.

No momento, também está ativa a imunização contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade, além dos grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos de idade, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde; profissionais da educação: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas. As pessoas em situação de rua também estão inclusas no esquema vacinal contra a gripe, podendo receber o imunizante mesmo na falta de documentos pessoais.

Desde o último dia 6, a SMS disponibiliza também a vacina VPC13 (pneumo 13) para toda a população com idade acima de 60 anos. A vacina previne contra várias enfermidades provocadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e infecções generalizadas.

Há ainda a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, Vacina Inativada poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), pneumocócica 10V, rotavírus, meningocócica C, meningocócica ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto (dT), HPV e pneumocócica
A imunização é realizada de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h, e aos sábados e feriados nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Acompanhe mais informações pela página Vacina Sampa.