Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Inauguração da Estação Prevenção – Jorge Beloqui é uma das notícias da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 5 e 9 de junho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde intensifica ações sustentáveis em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ao longo do mês de junho, atividades em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última segunda-feira (5). As ações, que seguem os eixos temáticos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), acontecerão em 326 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com o programa, além de outros equipamentos da rede municipal de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospitais Dia (HD), entre outros. Os eixos temáticos que integram o Pavs são: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; agenda ambiental na administração pública; horta e alimentação saudável e revitalização de espaços públicos.

2. Teste do Pezinho ampliado na Saúde Municipal possibilita diagnóstico precoce para até 50 doenças em recém-nascidos
No Dia Municipal e Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 6 de junho como parte da conscientização promovida pelo Junho Lilás, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) enfatiza a importância da realização do exame que, na rede municipal, é ampliado para a detecção de 50 doenças em recém-nascidos. Desde dezembro de 2020 a SMS iniciou, de forma gradativa, a ampliação do diagnóstico para doenças triadas pelo teste do pezinho, além de acesso a exames confirmatórios e agendamento de consulta com especialistas, a fim de assegurar a linha de cuidado para cada doença.

3. Prefeitura entrega Estação Prevenção – Jorge Beloqui e canal SPrEP no aplicativo e-saúdeSP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou na manhã da última quarta-feira (7) a nova unidade de prevenção ao HIV, a Estação Prevenção – Jorge Beloqui. A iniciativa, que é inédita no campo da saúde pública, é realizada em parceria com o Metrô, que já é exitosa na ampliação da disponibilização de preservativos na cidade. A unidade está instalada na estação República, na parte interna, após a passagem pelas catracas de acesso.

4. Programa Acompanhante de Idosos alfabetiza usuários na zona sul da capital
Toda quarta-feira, dona Marinalva dos Santos, 69 anos, acorda empolgada para um compromisso especial: aprender a ler e escrever. Ela, que faz parte do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é uma das participantes do projeto de alfabetização realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Fernando Proença de Gouvêa Vera Cruz, na zona sul da capital. Nos encontros, os idosos estão aprendendo o alfabeto, juntando as sílabas e descobrindo um mundo novo por meio da leitura e da escrita. Saiba mais sobre a iniciativa.

5. Dia Nacional da Imunização: capital disponibiliza vacinas para todos os públicos
O dia 9 de junho é marcado no calendário da saúde como o Dia Nacional da Imunização. A data reforça a importância da vacinação em todas as fases da vida, como uma das principais formas de prevenir doenças. As vacinas são substâncias biológicas que estimulam o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento de doenças e infecções caso a pessoa tenha contato com vírus ou bactérias.