No Dia Nacional da Imunização, Prefeitura reforça a importância de se vacinar

No primeiro trimestre de 2023, a capital elevou a cobertura de todas as vacinas do calendário básico vacinal para crianças

No Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância da vacinação entre todas as idades. Além disso, a capital celebra o aumento da cobertura vacinal em todas as vacinas do calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).

Os índices de vacinação contra pneumonia saltaram de 79,33% em 2021 para 83,37% neste ano, segundo dados do mês de abril, caminhando para a meta de 95%. Contra a hepatite A, a cobertura era de 79,66% de vacinados em 2021, e atualmente são 93,79% até o momento (meta 95%). A vacinação contra a febre amarela, que era de 70,17% em 2021, está em 89,03% (meta de 95%) neste ano. E contra a poliomielite, em 2021, que era 77,99%, está em 86,34% de vacinados (meta 95%).

Já o imunizante que protege contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR D1), que teve cobertura de 83,24% em 2021, está com 98,35% de cobertura, superando a meta de 95%. A vacinação contra a Covid-19, por sua vez, também é positiva: as duas doses do esquema vacinal foram aplicadas em 100% do público adulto (com mais de 18 anos) e em 94,19% da população geral. A população aderiu ao imunizante e São Paulo, que é conhecida como “a capital mundial da vacina”, já aplicou mais de 40 milhões de doses contra a doença.

“As metas atingidas são resultado de um planejamento assertivo e de ações eficazes promovidas pela pasta, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Além da vacinação ininterrupta contra a doença durante os últimos três anos, a capital também intensificou a oferta das outras vacinas preconizadas pelo PNI, o que resultou nos números alcançados”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A cidade de São Paulo também promove diversas estratégias para viabilizar a adesão dos munícipes, para que busquem a vacinação contra as diversas doenças, como a ampla divulgação de campanhas, a disponibilidade dos imunizantes de segunda a sábado, a busca ativa de faltosos e a promoção de dias D ao longo do ano.

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, aos sábados e feriados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h.

Todas as informações sobre as vacinas disponíveis no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e as campanhas da cidade de São Paulo estão disponíveis na página Vacina Sampa