Hospital Veterinário Municipal da Zona Norte adota novo modelo de atendimento para casos não emergenciais a partir desta quarta-feira (21)

Iniciativa substitui a distribuição diária de senhas por agendamento semanal, que acontecerá às quartas-feiras

A partir de amanhã (21), o Hospital Veterinário Municipal da Zona Norte, um dos quatro administrados pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), passa a adotar um novo modelo de atendimento, que deverá ser estendido, gradativamente, às outras três unidades do tipo. Em vez da distribuição diária de senhas para casos não emergenciais, o agendamento será realizado, presencialmente, toda quarta-feira, das 14h às 16h, para atendimento na semana seguinte. A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade, localizada na Casa Verde.

Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente; uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. O munícipe poderá agendar um paciente (para primeiro atendimento) por vez, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais por domicílio.

Para agendamento e atendimento, o tutor deve apresentar os documentos obrigatórios: Registro Geral do Animal (RGA), documento constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do tutor, além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver.

“Nosso objetivo é melhorar o serviço e permitir que as consultas sejam agendadas, oferecendo maior comodidade aos usuários. Nesse momento começaremos pela unidade Norte para que todos os fluxos estejam devidamente ajustados antes de estender o modelo aos demais hospitais. Outro ponto fundamental é que a população entenda que urgência e emergência não precisam de agendamento, tampouco de senha, pois o atendimento não é por ordem de chegada e acontece o dia todo”, explica a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Para o agendamento de consultas não emergenciais, o tutor não precisa levar o animal, porém, se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, a indicação é que leve para avaliação.

São Paulo é pioneira em hospitais veterinários públicos
O atendimento clínico e cirúrgico oferecido pela Prefeitura Municipal de São Paulo nos hospitais veterinários públicos é um serviço pioneiro no Brasil. Atualmente a capital possui quatro unidades. A primeira unidade inaugurada foi a da zona leste, em 2012. Depois, vieram as da zona norte (2014), sul (2020) e oeste (2022). Juntos, elas realizaram 132 mil atendimentos e mais de 13 mil cirurgias no ano passado.

O serviço visa atender à população de baixa renda, assistida por programas sociais, e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos.

Serviços são destinados à população de baixa renda
Os serviços prestados pelos hospitais são aprovados pela população: em 2022, com base em pesquisa realizada com os tutores que tiveram seus animais atendidos, o índice de satisfação médio das quatro unidades foi de 94,87%.

“O serviço oferecido pela Prefeitura de São Paulo é inovador, consistente e tem servido de referência para todo país. Infelizmente nem todos os demais municípios oferecem serviço similar ao nosso e muitos tutores se deslocam para a capital de forma equivocada, na expectativa de serem atendidos”, destaca Daniel Leite, diretor da divisão de hospitais veterinários públicos.

Dessa forma, é importante lembrar que o atendimento pelos hospitais veterinários municipais é exclusivo à população de baixa renda que reside na cidade de São Paulo. Segundo dados da Cosap, em média 10% das pessoas que buscam os hospitais não moram em São Paulo, e 30% não se encaixam no critério de vulnerabilidade econômica.

“Por lei, a responsabilidade pelos cuidados com a saúde e bem-estar dos animais é de seus tutores, por isso, ao oferecer assistência gratuita, a municipalidade prevê o atendimento para a população carente, que não teria acesso a serviços particulares”, reforça Leite.

Além disso, é necessário que os animais tenham o RGA, documento obrigatório por lei no município de São Paulo a todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses de idade. A carteirinha pode ser solicitada de forma online pelo Portal SP156 ou presencial em uma das praças de atendimento após agendamento. Para quem mora na região norte, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) está de portas abertas para emissão da carteirinha digital sem necessidade de agendamento.

Clique aqui para saber mais sobre a solicitação do RGA. 

Serviço - Hospital Veterinário Municipal da Zona Norte

Endereço: Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde
- Atendimento não emergencial mediante agendamento às quartas-feiras, das 14h às 16h. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente;
- Atendimento de urgência e emergência de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Documentos necessários para o atendimento:
1. Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal;
2. Comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
3. Registro Geral do Animal (RGA)
4. Cartão/comprovante de programa social, se houver.

Veja mais sobre os hospitais veterinários públicos clicando aqui.