Ministério da Saúde premia Secretaria Municipal da Saúde por experiência inovadora

Prêmio representa a oportunidade de divulgar, nacionalmente, o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde e contribuir para a melhoria do sistema de nascidos vivos

A Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria Municipal da Saúde foi premiada, pela segunda vez consecutiva, como a melhor experiência do País na 11ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorreu em Brasília, entre os dias 31/10 e 3/11/2011. O evento, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, tem por objetivo selecionar e premiar as melhores experiências apresentadas pelos serviços de saúde estaduais e municipais.

O trabalho vencedor, “Aperfeiçoamento da Informação sobre Anomalias Congênitas no SINASC: a experiência do Município de São Paulo”, envolve maternidades públicas e privadas na alimentação do sistema on-line, de forma a registrar adequadamente as informações na Declaração de Nascidos e a digitação, de forma ágil, no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Município de São Paulo.

Entre os anos de 2001 e 2010, o porcentual de informações ignoradas ou em branco no campo “Presença de Anomalia Congênita” passou de 23,4% para 0,03%. Observou-se uma elevação de 195% no preenchimento dos casos de anomalia congênita, passando de 830 em 2001 para 2.450 em 2010. “Os dados não correspondem a um maior número de bebês nascidos com anomalias, mas revelam um avanço no diagnóstico precoce, na notificação dessas informações na Declaração de Nascidos, comprovam maior articulação entre os médicos e os responsáveis pela digitação e a eficiência do monitoramento realizado pela gerência do SINASC”, explica a coordenadora da CEInfo, Margarida de Azevedo Lira.

Para o desenvolvimento do projeto houve várias etapas. A partir de 2005, a CEInfo iniciou uma parceria com o Centro de Genética Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em cinco anos, foram realizados oito cursos de aperfeiçoamento no diagnóstico das anomalias congênitas dirigidos a neonatologistas, pediatras, geneticistas, ginecologistas e enfermeiros. Os profissionais que registram as informações nas Declarações de Nascidos e os que digitam os dados no SINASC passaram por oficinas de capacitação, encontros técnicos, treinamentos individuais e tiveram, à disposição, um plantão diário de dúvidas por telefone e e-mail.

Outra iniciativa da CEInfo, visando à melhoria da qualidade das informações sobre nascidos vivos, foi o Selo SINASC, lançado em dezembro de 2008. “É um instrumento oficial de reconhecimento do trabalho de cada instituição que realiza partos no Município de São Paulo, certificando a qualidade do sistema nestes estabelecimentos”, ressalta Margarida Lira.

O Ministério da Saúde inscreveu mais de 700 trabalhos, sendo 27 selecionados para a mostra competitiva e nove premiados. A SMS/CEInfo concorreu na área Aperfeiçoamento da cobertura e qualidade dos sistemas de informação, que teve um total de 40 inscritos. As experiências vencedoras receberam 30 mil reais. O recurso será usado para a melhoria do sistema, na aquisição de equipamentos, capacitação de profissionais, entre outros.