Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Doença falciforme, Operação Baixas Temperaturas e febre maculosa foram alguns assuntos dos no portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 19 e 23 de junho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1.Doença falciforme requer diagnóstico precoce e cuidados permanentes
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, 19 de junho, foi criado com o objetivo de alertar para esta condição que não apenas tem alta prevalência no Brasil (a estimativa é que pelo menos 60 mil pessoas convivam com a doença no país, segundo o Ministério da Saúde) como também é a doença genética e hereditária mais comum no mundo. A doença se manifesta mais na população negra (preta e parda), mas, com a miscigenação no país, também pode ser encontrada na população branca com afrodescendência.

2. Operação Baixas Temperaturas atende e acolhe pessoas em situação de rua
Referência na cidade de São Paulo, a Operação Baixas Temperaturas (OBT) é uma força-tarefa que faz o acolhimento da população em situação de rua para protegê-la dos efeitos dos dias frios. As estratégias das ações são aplicadas sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13ºC ou menos na capital. Essa rotina nas ruas e em tendas começa às 19h e vai até as 7h do dia seguinte. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) integra a operação em conjunto com as pastas de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

3. Saúde destaca segurança da vacina contra gripe e a importância de imunizar-se
Com o início do inverno, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de vacinar-se contra a gripe. Desde o dia 10 de abril a SMS conduz a campanha de imunização contra o vírus influenza, que está disponível para toda a população com idade acima de seis meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

4. Saúde alerta para medidas de prevenção à febre maculosa
Na última sexta-feira, dia 16 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu um alerta sobre a febre maculosa brasileira (FMB). A medida foi motivada pelo registro, desde o início do ano, de nove mortes decorrentes da doença no estado de São Paulo. Recentemente, foram registrados quatro óbitos por febre maculosa, todos envolvendo pessoas infectadas em uma fazenda localizada em Campinas, cidade considerada área endêmica para a doença.

5. Períodos mais frios aumentam a circulação do vírus sincicial respiratório
Nesta época do ano, com a queda nas temperaturas e a baixa umidade do ar, os pais e responsáveis devem ficar atentos à saúde dos pequenos. Este é o período favorável para a circulação do vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções das vias respiratórias e pulmões (bronquiolite e pneumonia) principalmente em recém-nascidos e crianças com até dois anos de idade.