Cuidados no dia a dia podem evitar quedas e lesões

Idosos estão mais vulneráveis, e entre este público as consequências destes eventos podem ser mais graves.

Queda é um acidente muito frequente na população idosa, com consequências físicas e psicológicas graves, além de altos custos para o Estado. Para sensibilizar a sociedade para o problema e alertar sobre cuidados e medidas de prevenção é celebrado no dia 24 de junho o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.

Independentemente da idade, todos estão sujeitos a sofrer quedas, mas, os idosos são os mais vulneráveis. Esse tipo de evento pode causar muitas consequências: fraturas, contusões, medo de cair novamente, isolamento social, traumatismos e sequelas que podem levar à morte.

Fatores de risco
Existe uma variedade de fatores que predispõem as quedas e muitos deles podem ser evitados. Os fatores intrínsecos são decorrentes da própria condição do indivíduo e estão ligadas à capacidade funcional e acompanhamento das doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, osteoartrose, alterações do equilíbrio, distúrbios de marcha, deficiência visual, declínio cognitivo, perda de massa muscular, obesidade e sedentarismo.

Já entre os fatores externos estão relacionados ao ambiente, atenção com iluminação, superfícies escorregadias, tapetes, desníveis e obstáculos no caminho, ambientes com excesso de objetos e móveis com altura inadequada, além de roupas, calçados e uso inadequado de órteses para auxílio de marcha.

Somente em 2022, mais de 13 mil idosos sofreram quedas acidentais na capital paulista, segundo dados do Sistema de Informação para a Vigilância de Acidentes (Siva), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o que representou um aumento de quase 35% em relação a 2021. Desse total, 3.093 resultaram em internações, conforme registros do Sistema de Informação Hospitalar (SIH).

Confira dicas de prevenção e cuidados para evitar quedas:

- mantenha sua saúde em dia; cuide da saúde dos ossos por meio de uma dieta saudável e equilibrada;
- realize atividades físicas de baixo impacto como caminhada ou hidroginástica, que ajudam a fortalecer músculos e articulações;
- quando indicado e devidamente orientado, use bengalas, muletas ou outros utensílios para auxílio de marcha;
- instale corrimão em locais escorregadios ou com risco maior de acidente como banheiros e escadas;
- use calçados com solados antiderrapantes;
- mantenha iluminação adequada na casa, incluindo luz noturna;
- cuide da saúde ocular e revise periodicamente o grau dos óculos;
- não suba em banquinhos e móveis para acessar locais altos, coloque seus pertences em altura acessível ou utilize uma escada adequada;

Trabalho de prevenção da SMS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz ações de prevenção de quedas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim como junto as pessoas assistidas pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI) e nas 13 Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI). Essas ações acontecem nas 470 UBS e em outros locais da comunidade em parceria com outros recursos da comunidade.
Em caso de queda, a SMS orienta o munícipe a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto-Socorro (PS) ou ainda solicitar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.

Acolhimento da População Idosa na rede municipal
Promover o envelhecimento ativo e saudável é um dos principais objetivos da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na rede municipal, o atendimento e acolhimento da população acima de 60 anos começa pelo programa Nossos Idosos, que atua nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Esses munícipes passam pela Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI-AB), e depois são direcionados para uma série de ações dentro da própria UBS e para outros serviços específicos. Dessa forma, os idosos que apresentam um grau maior de fragilidade são encaminhados para as URSI e se apresentam situações de vulnerabilidade são indicados para o PAI.

Ao todo, 11.500 idosos são atendidos pelo PAI e URSI no município. Estes programas oferecem acompanhamento personalizado e domiciliar com equipe multiprofissional, além da oferta de atividades físicas e cognitivas tais como yoga, meditação, trabalhos manuais, práticas integrativas e complementares.

Para encontrar a UBS mais próxima de sua residência, o cidadão pode consultar os endereços das unidades na plataforma Busca Saúde.
http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/