Confira dúvidas de munícipes recebidas pelas redes da SMS

Técnicos respondem às questões relacionadas aos serviços da rede municipal

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões sobre temas como vacina contra hepatite B, Programa Acompanhante de Idoso e Operação Baixas Temperaturas e outros, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo. Confira as respostas.

1 - Como funciona a vacina contra a hepatite B?
A vacina protege contra a hepatite tipo B, doença transmitida por meio de fluidos corporais como sangue e secreções, e por isso é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), além de poder ser passada de mãe para filho durante a gestação e no momento do parto. A vacina para prevenir esta hepatite é bastante eficaz e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo. No total são três doses da vacina, sendo que a primeira deve ser aplicada em todos os recém-nascidos nas primeiras 24h de vida. O imunizante também está disponível para adultos.

2 - Quais unidades possuem o Programa Acompanhante de Idosos (PAI)?
O acesso ao programa é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir da realização da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (AMPI) e elaboração do plano de cuidados pela UBS. A relação das unidades que possuem o PAI está disponível aqui. https://rb.gy/jqshy

3 - Como funciona a Operação Baixas Temperaturas (OBT)?
O Plano de Contingências para Situações de Baixas Temperaturas tem como objetivo minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua na cidade de São Paulo. As ações ocorrem quando os termômetros marcam uma temperatura igual ou inferior a 13°, por meio da intensificação nos atendimentos de equipes de diversas secretarias realizados na cidade e em tendas montadas especialmente para este fim.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) integra a operação em conjunto com as pastas de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Dez tendas são montadas em regiões estratégicas da cidade e oferecem serviços que ajudam a reduzir os impactos do frio sobre a saúde dos mais vulneráveis e prevenir o risco de hipotermia. Para garantir o pleno atendimento, uma ampla estrutura é oferecida, incluindo refeições, cobertores, encaminhamentos para abrigos, atendimento médico e vacinação.
Saiba mais na página na Operação Baixas Temperaturas. 

4 - Existem unidades que oferecem a profilaxia pós-exposição para o HIV (PEP) e funcionam 24 horas?
Sim. Existem unidades que oferecem a profilaxia pós-exposição (PEP) e funcionam de segunda a sexta das 7h às 19h, e outras que funcionam 24h por dia, incluindo feriados e finais de semana. Para conferir a lista das unidades, clique aqui. 

5 - Como consultar quais os animais disponíveis para adoção na Cosap?
No site da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico é possível conhecer os animais para adoção e ajudar a divulgá-los. São cães e gatos filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais, como os de fazenda.
Clique aqui para conhecer os cães para adoção
Clique aqui para conhecer os gatos para adoção.