Neste sábado (1º) vacinação contra gripe, Covid-19 e outras doenças segue na capital

Saúde destaca importância da vacinação contra a gripe durante o inverno; serviço estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h

Neste sábado (1º), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, contra a Covid-19 e outras doenças nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), os vírus da família influenza apresentam comportamento sazonal e, nesse sentido, costumam circular em maior proporção durante os períodos mais frios do ano. Portanto, a SMS reforça a importância de se vacinar contra a doença.

A campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo teve início em 10 de abril a grupos prioritários e, desde 15 de maio, está aberta a toda a população acima de seis meses de idade. A vacina pode ser aplicada simultaneamente a outros imunizantes em todas as faixas etárias.

Já a imunização contra a Covid-19 segue disponível para toda a população a partir dos seis meses. Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças a partir dos três anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses. Estão aptos a tomar a segunda dose de reforço todos os cidadãos acima de 18 anos de idade que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses.

Pode receber a Pfizer bivalente quem tem mais de 18 anos e já tomou pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência também podem receber a vacina. Até o dia 27 de junho, foram aplicadas 2.559.808 doses do imunizante.

As unidades também realizam multivacinação e atualização de carteirinhas, conforme calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde (MS).

Os endereços das AMAs/UBSs Integradas podem ser consultados na página Vacina Sampa.