Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Vôlei adaptado, testagem para ISTs e diabetes foram alguns assuntos do portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 26 e 30 de junho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1.Dia Nacional do Diabetes alerta para a prevenção e os cuidados com a doença
Dentro do calendário da saúde, a data de 26 de junho é dedicada à conscientização sobre o Diabetes. Como forma de incentivar o autocuidado dos pacientes, em agosto de 2005 a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou o Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG), que tem como objetivo cadastrar, orientar e atender os munícipes insulinodependentes, possibilitando o acesso de forma contínua a insumos.

2. Confira onde fazer testagem para ISTs na capital
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ocorrem por relação sexual desprotegida (oral, vaginal ou anal) com uma pessoa infectada, ou da pessoa gestante para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Muitas dessas IST são silenciosas e a pessoa pode não perceber os sintomas. Por isso, a prevenção e testagem regular são fundamentais. Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza gratuitamente testes convencionais, testes rápidos e até autotestes para IST como HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

3. Saúde da capital oferece serviço multidisciplinar à população LGBTIA+
Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orgulha-se de oferecer cuidado integral à saúde dessa população. Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas não binárias, intersexo e assexuais contam com a Rede Sampa Trans, que viabiliza o acesso à saúde e a estratégias sociais de inclusão e vigilância em saúde. Para ter acesso ao acompanhamento especializado, a porta de entrada são as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

4. Vôlei adaptado promove a saúde e socialização entre participantes
Todas as quartas-feiras, das 8h15 às 9h15, um grupo de usuários da rede municipal de saúde entra em quadra para uma disputa em que o resultado principal é comemorar a socialização, a saúde e os benefícios que a atividade física proporciona. Há três meses, cerca de 25 participantes, divididos em quatro equipes, participam do projeto de vôlei adaptado realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Celeste, na zona sul da capital.

5. Centro de Tratamento de Queimados alerta para riscos com fogos de artifício durante festas juninas
Embora junho esteja chegando ao fim, os festejos temáticos do mês se estendem ao longo de julho, por isso, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio – Tatuapé, referência em tratamento de queimaduras na capital paulista, alerta para os riscos envolvendo a manipulação de fogos de artifício em época de festas juninas e julinas.