Julho Amarelo: saiba mais sobre as hepatites virais

Rede municipal oferece exames, vacinas e tratamento para o combate a estas infecções; equipamentos promovem ações em todas as regiões

A campanha Julho Amarelo ocorre durante todo o mês de julho com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as hepatites virais, infecções silenciosas que prejudicam o funcionamento do fígado e, quando não tratadas, podem lesionar consideravelmente este órgão.

Existem cinco tipos conhecidos de hepatites: A, B, C, D e E. No Brasil, as mais comuns são as do tipo A, B e C. Por serem consideradas doenças que dificilmente apresentam manifestações clínicas, merecem uma atenção maior quando o assunto é prevenção e diagnóstico, uma vez que em muitos dos casos são descobertas quando a infecção está em fase avançada, podendo levar a outras complicações de saúde.

Nos casos em que a doença apresenta sintomas, os mais observados são: febre, cansaço, tontura, mal-estar, olhos amarelados, urina escura, fezes clara, dores abdominais e enjoos.

Entre 2007 e junho de 2023, o município de São Paulo registrou 19.912 casos de hepatite B e 28.473 casos de hepatite C. Em 2021 foram notificados 985 casos de hepatite B e 1.033 de hepatite C, e em 2022 foram 1.533 e 1.203 respectivamente. Seguindo o compromisso firmado pelo Brasil junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), o município está alinhado com o propósito de reduzir em 90% os novos casos de hepatites virais até o ano de 2030.

Entenda mais sobre os três tipos de hepatites virais prevalentes no Brasil

Hepatite A: a infecção pelo vírus HVA se dá de maneira oral-fecal (contato de fezes com a boca) e tem grande relação com alimentos ou água não seguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal. Outras formas de transmissão são os contatos pessoais próximos e os contatos sexuais. A doença pode ser prevenida por vacina, que está disponível no calendário infantil de vacinação.

Hepatite B: é transmitida por meio de fluidos corporais (sangue, secreções, entre outros), por isso o meio mais comum é o sexual. A doença também pode ser passada da mãe para o filho principalmente no momento do parto. Caso a gestante tenha hepatite B e não faça o tratamento adequado, além de cuidados com o recém-nascido (como aplicação da vacina contra hepatite B e imunoglobulina anti-hepatite B nas primeiras 24 horas de vida), as chances de transmissão da doença chegam a 90%.

É possível prevenir esta hepatite por meio de vacina disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo. No total são três doses da vacina, sendo que a primeira deve ser aplicada em todos os recém-nascidos nas primeiras 24h de vida. O imunizante também está disponível para adultos.

Hepatite C: é transmitida pelo contato com sangue de pessoa doente por meio de material perfurocortante contaminado, como agulhas e lâminas. Além disso, assim como a hepatite B, a C também pode ser transmitida da mãe para o recém-nascido, mas numa escala menor.

Para este tipo de hepatite não existe vacina, mas há tratamento disponível na rede pública. Uma vez que o exame sorológico de detecção comprove a infecção e haja indicação de medicamentos, o paciente tem acesso imediato à terapia nos Ambulatórios de Especialidades da rede municipal. No caso de pacientes coinfectados com hepatites e HIV, o tratamento é feito nos serviços de IST/Aids. Com duração de três a seis meses, o tratamento representa 98% de chances de cura da hepatite C.

Diagnóstico e tratamento na rede municipal

Uma vez que o indivíduo tenha contraído um dos tipos de hepatite, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar a evolução da doença e complicações de saúde.
Para diagnosticar as hepatites B e C, as UBSs oferecem o teste rápido ou sorologia, gratuito e disponível para população. A testagem também é feita nas unidades do Serviço de Assistência Especializadas (SAE) ou Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funcionam diariamente. É importante levar a carteira de vacinação para avaliação da vacina de hepatite B.

A ferramenta Busca saúde ajuda a encontrar a UBS mais próxima.

Veja a seguir as ações programadas em equipamentos das várias regiões.

Zona sul

24/7 a 28/7 - A UVIS da região Santo Amaro/Cidade Ademar (SACA) realizará intensificação da testagem das hepatites B e C nos grupos prioritários, além de busca ativa dos pacientes inconclusivos e rastreio nos CAEIs (Centro de Acolhida Especial para Idosos) dos territórios das UBS Jd Umuarama e UBS Chácara Santo Antônio.

Zona sudeste

UBS Jardim Sapopemba
10/07
9h às 10h - Ação de orientação quanto a disponibilidade e oferta de testes rápidos, vacinação e cuidados preventivos.

14h às 16h - Avaliação de estado vacinal em adolescentes, orientação sobre hepatites virais, ISTs, implante Implanon e oferta de teste rápidos.

18/07
13h às 15h - Grupo de adolescentes, orientação sobre hepatites, vacinação e saúde mental.

26/07
9h às 12h - Ação na Comunidade São Lucas (rua Doutor Paulo Carneiro Maia, nº 16).
Avaliação do estado vacinal, oferta de testes rápidos e orientação.

14h às 16h - Grupo de gestantes com oferta de testes rápidos aos parceiros e familiares e Orientação quando ao acompanhamento do pré-natal, realização dos exames e cuidados com recém-nascidos nos primeiros dias de vida.

UBS Vila Antonieta
10/07
8h às 18h - Orientações sobre as hepatites e oferta de teste rápido.

10/07 a 24/07 - Rastreamento dos pacientes agendados.

UBS Reunidas II
13/07
Período da manhã: Ações referentes ao Julho Amarelo com pacientes que aguardam para coleta de exames laboratoriais no saguão da unidade.

Hospital Dia Vila Prudente
Ações referentes ao Julho Amarelo, desenvolvidas na unidade ao longo do mês.

Centro

AME Santa Cecília
12/07
Às 10h e 15h - Palestras para pacientes e colaboradores

CAPS Armênia
18/07
10h - Roda de conversa sobre prevenção e conscientização das hepatites virais.

CAPS AD III Boracea
20/07
10h às 11h - Palestra psicoeducacional para proporcionar conhecimento aos usuários em relação às ações de autocuidado e autopreservação, formas de transmissão das hepatites, cuidados necessários, medidas para evitar a transmissão da doença e usar serviços de saúde hospitalar, ambulatorial e de vigilância epidemiológica.

Zona oeste

UBS Jardim Ipanema
10/07
13h às 17h - Ação extra muro no território; orientações sobre hepatites virais, rastreamento, realização de teste rápido e solicitação de exames sorológicos para o público-alvo.

14/07
7h às 12h - Educação em saúde sobre hepatites virais em sala de espera no AMA, e na sala de vacina da UBS.

14h - Educação permanente sobre Hepatites virais, importância do rastreamento e notificação.

21/07
7h às 12h - Educação em saúde sobre hepatites virais em sala de espera no AMA, sala de vacina e UBS.

28/07
13 às 19h - Educação em saúde sobre hepatites virais em sala de espera no AMA, sala de vacina e UBS.


CTA 5 Butantã
25/07
13h - Consultório da Rua: roda de conversa para desenvolvimento de debate sobre o tema hepatites virais.

UVIS Lapa/Pinheiros
Durante todo o mês, nas unidades de saúde (UBS, CAPS, AMA, RHC, SAE e UVIS Epidemiológica), serão realizadas ações de levantamento, diagnóstico, tratamento e vacinação seletiva das hepatites virais nos funcionários das unidades de saúde da região.

 

Zona norte

UBS Vila Ede e UBSs Parque Novo Mundo I e II
Durante todo mês intensificação testagem para hepatites virais, orientações nas unidades e nas visitas casa a casa, além de sensibilização das equipes.

UBS Carandiru
19/07
Grupo educativo de orientação sobre as hepatites virais
28/07
Oferta de teste rápido aos usuários da UBS
UBS Jardim Japão
De 06 a 27/07
Orientação sobre hepatites virais e atualização do cartão vacinal
UBS Vila Sabrina
De 07 a 14/07
Conscientização sobre hepatites virais e oferta de teste rápido

AMA/UBSI Vila Medeiros
De 10 a 31/07
Orientação sobre hepatites virais e oferta de teste rápido
AMA/UBSI Jardim Brasil
Durante todo o mês atualizará o cartão vacinal de usuários e colaboradores, além conscientização sobre hepatites virais e oferta de teste rápido
UBS Leonor
13/07
Palestra de conscientização sobre hepatites virais na sala de espera
26/07
Oferta de teste rápido


UBS Izolina Mazzei
De 10 a 29/07
Atualização de carteirinha vacinal e oferta de teste rápido