Prefeitura anuncia construção da UPA Cidade Tiradentes II nesta sexta-feira (7)

Anúncio foi feito na ação Prefeitura Presente, durante a qual o prefeito e o secretário municipal da Saúde visitaram a UTI Neonatal do Hospital Municipal Cidade Tiradentes; houve também um mutirão de ações da Saúde na região

Durante a ação Prefeitura Presente na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, anunciaram a construção da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Tiradentes II. Além disso, visitaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Municipal Carmen Prudente - Cidade Tiradentes e participaram do mutirão de ações da Saúde na praça Dona Maria da Graça para atendimento da população local.

A construção da futura UPA Cidade Tiradentes II terá investimento de aproximadamente R$ 14 milhões e capacidade para realizar 13.500 atendimentos mensais, além da previsão de um quadro técnico de 423 profissionais e 27 leitos para atendimento 24 horas. A previsão é que a unidade comece a ser construída tão logo aconteça a licitação, já autorizada pelo prefeito, e entregue em 18 meses após esse processo.

“Eram três UPAs em 2017 e montamos 20 na capital. É disso que a população precisa, de entrega com qualidade e o Zamarco é um secretário que conhece o que a população precisa porque trabalhou a vida inteira como médico nos equipamentos de saúde da periferia”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

“Essa UPA vai ter uma capacidade para atender 12 mil pacientes por mês, e vai tranquilizar e apoiar o atendimento do hospital” acrescentou Zamarco.

Também com o objetivo de aprimorar o atendimento aos moradores da região, recentemente a unidade neonatal do Hospital Municipal Cidade Tiradentes, passou por uma reestruturação que incluiu troca de mantas vinílicas (piso) e revitalização das portas e paredes, além de novas instalações para implantação do posto de coleta de leite humano. A unidade funciona desde julho de 2007 e dispõe de dez leitos de UTI neonatal, 16 leitos de cuidados intermediários neonatal, 11 leitos de UTI pediátrica e 30 leitos de UTI adulto, com média de 300 partos mensais. A unidade neonatal conta com uma equipe de 58 profissionais, entre médicos plantonistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Aqui no Hospital Municipal Cidade Tiradentes nós reformamos todos os leitos. Antes tínhamos 13 leitos de UTI, hoje são 51 leitos, além dos neonatais”, finalizou Nunes.

Administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina, o HM Cidade Tiradentes tem custeio mensal de aproximadamente R$ 17 milhões e um total de 245 leitos. São realizados 16 mil atendimentos mensalmente, em média, nas especialidades clínica médica, pediatria, cirurgia geral, psiquiatria, ginecologia e ortopedia.

Mutirão

No Prefeitura Presente de hoje, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu um mutirão de serviços na praça Dona Maria da Graça para os cidadãos que compareceram ao local, como multivacinação, aferição de pressão arterial, vacinação em pets, orientações sobre a dengue e exposição de mesa de animais sinantrópicos. Foram aplicadas 69 doses, sendo 53 de vacina da gripe e 16 contra Covid-19. Além de 545 doses de vacina contra raiva em cães e gatos.