Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Programa Recreio nas Férias, testagem para ISTs e grupos de adolescentes em UBSs foram alguns assuntos do portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 10 e 14 de julho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Programa Recreio nas Férias leva crianças para visitas e atividades lúdicas na Cosap
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), participa do Programa Recreio nas Férias, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SME), que chega à sua 42ª edição. As atividades na Cosap ocorrem até o dia 21 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h30. A expectativa é receber cerca de 700 crianças dos 4 aos 14 anos de idade.

2. Medidas simples de higiene podem evitar complicações da diarreia em crianças
Muitas doenças causadas por parasitas, vírus e bactérias podem ser evitadas com cuidados de higiene. As doenças diarreicas agudas (DDA), por exemplo, são quadros caracterizados pela diarreia provocada por microrganismos a partir do consumo de água e alimentos contaminados, além da falta de hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos.

3. Confira onde fazer testagem para ISTs na capital
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ocorrem por relação sexual desprotegida (oral, vaginal ou anal) com uma pessoa infectada, ou da pessoa gestante para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Muitas dessas IST são silenciosas e a pessoa pode não perceber os sintomas. Por isso, a prevenção e testagem regular são fundamentais. Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza gratuitamente testes convencionais, testes rápidos e até autotestes para IST como HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

4. Grupos de adolescentes criados por UBSs abordam temas importantes para este público
Uma forma de dar suporte aos adolescentes, adotada por algumas UBSs da cidade, é a formação de grupos coordenados por equipes multidisciplinares – psicólogas, enfermeiras, assistentes sociais, de acordo com o foco da abordagem. Os encontros destes grupos, muitos deles criados durante a pandemia de Covid-19, podem acontecer na própria UBS, em escolas ou em outros locais do território.

5. Saúde promove vacinação nas estações Itaquera e São Mateus do Metrô na próxima semana
Na próxima semana, nos dias 17, 19 e 21 de julho, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ofertará serviço de vacinação nas estações Itaquera e São Mateus do Metrô. Os postos volantes funcionarão das 9h às 19h. Serão disponibilizadas vacinas contra o vírus influenza, causador da gripe, e contra a Covid-19 para adultos e crianças. A ação visa ampliar as coberturas vacinais, considerando que as estações têm uma grande circulação de pessoas.