Projeto Conversa de Boteco contribui para a promoção à saúde do homem na capital

Outras ações como as realizadas em um campo de futebol também auxiliam para chamar a atenção desse público; a SMS promove uma série de atividades de saúde em alusão ao Dia do Homem, comemorado dia 15

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) organiza uma série de atividades a fim de incentivar os homens a procurarem mais as unidades de saúde para atualizarem suas consultas e exames preventivos. Uma dessas iniciativas é o projeto Conversa de Boteco, realizado em bairros das zonas norte, oeste e sul, com o intuito de reunir homens para tratar de temas variados como saúde do coração, insônia, planejamento familiar e saúde mental. Nesta semana, também em alusão ao Dia do Homem, celebrado em 15 de julho, outros temas serão abordados, como paternidade, sexualidade, entre outros. As ações são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e seguem até o fim do mês em parte dos equipamentos.

As atividades visam alertar o público masculino, que histórica e culturalmente procuram atendimento de saúde com menos frequência. Por isso a SMS também realiza parcerias com estabelecimentos diferenciados com o objetivo de conscientizá-los a ter um olhar atento para a própria saúde.

Na zona norte, por exemplo, os encontros do Conversa de Boteco são organizados em parceria entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Brasil e o Lounge 4C, o bar do Coletivo Cultural Casa no Meio do Mundo. O espaço fica na rua Carlos Malcher, 1, no Parque Edu Chaves e é dedicado aos artistas da região onde há exposições de arte, apresentações musicais, saraus e dança. Cerca de 20 homens participam das conversas e dependendo do assunto tratado, a UBS disponibiliza um médico e um psicólogo da unidade, além do gerente, Ivan Santana, que encaminha os participantes para os atendimentos conforme a necessidade de cada um.

“Eu me considero um agente do território, é muito gratificante ter um espaço que contribui para o autocuidado e para a discussão sobre masculinidade. O público é bem variado e o bar acaba sendo um ponto de encontro para atraí-los, e a UBS é fundamental porque faz as orientações e os encaminhamentos de saúde e aí esse nosso contato não fica restrito só às conversas”, diz o integrante do Coletivo Cultural, Jesus dos Santos.

Em função do Dia do Homem, na quarta-feira (19) será realizada uma roda de conversa sobre masculinidade no local.

Outro projeto que tem dado resultado é o Papo de Saúde na Várzea, no campo de futebol Riachuelo, também próximo à UBS Jardim Brasil. Como é um lugar que reúne muitos homens espontaneamente, nos encontros são realizadas palestras educativas, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, HIV e hepatites, além de aferição de pressão e encaminhamentos para a UBS, caso haja necessidade. Para a data comemorativa, será realizada dia 23 uma roda de conversa sobre câncer de próstata, diabetes e hipertensão. O campo Riachuelo fica na rua José Anildo da Mata, 415, Jardim Brasil.

"O trabalho da unidade no campo de futebol é muito importante, porque não cuida apenas da parte física, mas também da mental. Conseguimos um acompanhamento de perto e até a indicação para exames, caso seja necessário. Além de recebermos dicas por meio das palestras oferecidas, que tratam diversos temas de interesse do nosso público, com idade acima de 50 anos, reforçando a importância de se cuidar", declara Marcelo Alves, o Pardal, responsável pelo time dos veteranos no campo Riachuelo.

“No início, tanto os participantes do grupo Conversa de Boteco quanto os dos encontros realizados no campo de futebol ficaram receosos em conversar com a equipe sobre temas relacionados à saúde do homem. Mas, hoje, chegam a discutir assuntos sensíveis, inclusive compartilhando situações que causam sofrimento mental. Avaliamos esses encontros como grandes vetores de impacto positivo na promoção de saúde, já que esse é um público que não conseguiríamos acessar de outra forma. Muitos passaram a realizar acompanhamento depois dessas abordagens, principalmente aqueles que não cuidavam adequadamente de quadros de diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade”, diz Ivan Lima Santana, gerente da UBS Jardim Brasil, que participa dessas atividades com a equipe multiprofissional.

Números

Entre os anos de 2019 e 2022, a rede municipal realizou um total de 2.314.181 atendimentos a pessoas maiores de 18 anos para investigação de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares e doença renal, sendo que 856.192 atendimentos foram para o sexo masculino, o equivalente a 37%. Dados preliminares para esses mesmos atendimentos à população masculina neste ano somam 133.369, representando 36,5% do total de atendimentos.

Em relação aos procedimentos e exames de apoio ao diagnóstico em pessoas maiores de 18 anos do sexo masculino foram realizados, entre 2019 e 2022, 5.536.383 aferições de pressão arterial, 674.883 testes rápidos para HIV e sífilis, além de 209.630 ultrassonografia de próstata (via abdominal). No comparativo entre o primeiro semestre dos anos de 2022 e 2023 houve um aumento de 28,8% na quantidade desses exames para a população masculina, passando de 861.311 para 1.209.740 procedimentos.

No período de 2019 a 2023 também foram realizadas 11.714.906 consultas médicas na atenção especializada, das quais 1.564.452 consultas ocorreram no primeiro semestre deste ano (dados preliminares).

Ações Dia do Homem

Os equipamentos de saúde realizarão busca ativa em lugares de grande concentração do público masculino como lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, igrejas, comércios locais, associação de moradores, praças, centros de reabilitação e nas próprias residências.

Serão ofertados serviços como orientações sobre prevenção de doenças e a importância da prevenção câncer próstata e hipertensão; realização de exames laboratoriais; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP) para prevenção do vírus HIV; e oferta dos insumos de prevenção de ISTs, como lubrificantes, autotestes, preservativos externos e preservativos externos com incentivo à prevenção combinada. Haverá ainda avaliação odontológica e agendamento de consulta para prevenção do câncer bucal; grupo de terapia comunitária para homens com roda de conversa sobre alimentação saudável; orientações sobre planejamento familiar, consulta médica e de enfermagem; vacinação; aferição da pressão arterial; e práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), como acupuntura e auriculoterapia.

Acesse aqui para saber os dias e horários da programação da sua UBS de referência.