Ouvidoria SUS participa de iniciativa de combate à discriminação no serviço público

III Maratona de Defesa dos Direitos Humanos de Serviços Públicos promove difusão de informações via redes sociais por parte das ouvidorias de todo o país

A Ouvidoria SUS da rede municipal de saúde participa da III Maratona de Defesa dos Direitos Humanos de Serviços Públicos. O objetivo da ação, realizada pela Controladoria-geral da União (CGU) e pela Rede Nacional de Ouvidorias, é promover o conhecimento dos usuários dos serviços públicos sobre os seus direitos e o papel das ouvidorias na sua proteção. Dentro desta perspectiva, o tema desta edição é “Discriminação no serviço público: não se cale”.

“Além de difundir o trabalho das ouvidorias dos serviços públicos, que são os canais oficiais para o encaminhamento de reclamações, denúncias ou mesmo elogios relacionados a eles, a iniciativa reconhecerá aquelas que melhor comunicarem o tema proposto em suas redes sociais, explicitando seu papel também no combate à discriminação dentro dos serviços”, enfatiza a ouvidora da Rede de Ouvidoria SUS da capital, Rosane Fretes Fava.

Rede recebeu mais de 90 mil manifestações em 2022

Além dos canais telefônico e formulário web, a Rede de Ouvidoria SUS em São Paulo conta com 64 ouvidorias descentralizadas localizadas nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), rede hospitalar municipal, Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo 57 delas com pontos de atendimento presencial.

Ao longo do ano de 2022, a rede recebeu 91.835 manifestações por meio de todos os canais, em sua maioria por meio de contato telefônico. Destas, 47% foram solicitações, 38% foram reclamações, 10% foram elogios, 3% foram denúncias e 1% de pedidos de informação. Em 2021, foram 87.528 manifestações, sendo 46% de solicitações, 37% reclamações, 9% elogios, 6% denúncias e 2% relacionados a pedidos de informação.

Entre os temas recorrentes nos contatos estão gestão, assistência à saúde, produtos para a saúde, assistência farmacêutica e vigilância sanitária.

O tema da III Maratona de Defesa dos Direitos Humanos de Serviços Públicos será divulgado nos perfis oficiais da Secretaria Municipal da Saúde nas redes sociais ao longo do mês de julho, encerrando-se em 10 de agosto.

Clique aqui para saber mais sobre os canais de atendimento da Rede de Ouvidoria SUS na cidade de São Paulo.

Acesse as redes sociais da SMS:

Instagram

Facebook

Twitter

Linkedin

Threads