Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Castração de animais, aumento de procedimentos nos Hospitais Dia, nova UBS em Perus foram alguns assuntos do portal da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 17 e 21 de julho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Em um mês Estação Jorge Beloqui realiza 370 serviços de prevenção a HIV/Aids
A Estação Prevenção Jorge Beloqui, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou um mês no último dia 7 com 370 atendimentos prestados. Localizado na estação República do Metrô, logo após a entrada pelas catracas, o serviço, ofertado pela Coordenadoria de ISTs/Aids, foi criado para facilitar o acesso da população às estratégias de prevenção ao HIV (vírus da imunodeficiência humana, na sigla em inglês), que pode causar, quando não tratado, a Aids.

2. Veja como solicitar castração de animais no município de São Paulo
O município de São Paulo oferece o serviço de castração de animais desde 2001, por meio do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), tendo realizado desde então mais de 1,4 milhão de cirurgias de esterilização de cães e gatos. O serviço, gratuito, é voltado a animais com idade entre 3 meses e 10 anos e está disponível a residentes na capital.

3. Número de procedimentos cirúrgicos realizados nos Hospitais Dia aumenta 209,75% em seis anos
Os Hospitais Dia (HDs) realizaram, em 2022, 28.847 procedimentos cirúrgicos, um aumento de 209,75% em relação ao ano de 2016, quando foram realizados 9.313 procedimentos, nos 16 HDs existentes até então. Em relação ao ano de 2019, quando foram realizados 15.592 procedimentos, o crescimento foi de 85%. Essa expressiva melhora é resultado da ampliação do horário de funcionamento dos HDs implementada pela Prefeitura de São Paulo.

4. Prefeito e secretário da Saúde anunciam construção de mais uma unidade de saúde em Perus
Na manhã de quinta-feira (20), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, estiveram em Perus, zona norte da capital, e anunciaram a construção de mais um equipamento de saúde na região, a Unidade Básica de Saúde (UBS)/Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Integrada

5. Saúde da capital alerta para aumento de casos de intoxicação em crianças
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações (PMPCI), alerta para o aumento de casos domésticos de intoxicação entre crianças menores de 5 anos de idade. Os medicamentos e produtos de uso domiciliar, como alvejantes, desinfetantes, amaciantes, entre outros, são os principais causadores desses acidentes.