Saúde atinge 30 mil usuários cadastrados para profilaxia pré-exposição ao HIV

Disponibilização da PrEP é uma das atribuições da Coordenadoria de IST/Aids, por meio de uma ampla rede especializada e de ações extramuros

Neste mês de julho, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alcançou a marca de 30 mil pessoas registradas no cadastro de Profilaxias Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no município. O número reflete o investimento em prevenção, uma vez que a PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida.

Os esforços em prevenção incluem ainda a PEP, profilaxia pós-exposição, medida utilizada depois de uma possível exposição ao vírus, como quando a camisinha sai, se rompe ou não é utilizada por qualquer motivo, ou em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes. O início da profilaxia, que dura 28 dias, deve ocorrer em até 72 horas após a exposição, por meio do uso de medicamentos antirretrovirais que impedem o vírus de se estabelecer no organismo.

Profilaxias, testagem para ISTs e distribuição de insumos como preservativos e autotestes para HIV estão na rotina da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids, que é composta por 28 serviços, dentre eles dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), sendo um itinerante, 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), além da Estação Prevenção Jorge Beloqui, que funciona de terça a sábado das 17h às 23h dentro da Estação República, na linha vermelha do metrô.

A rede também promove o PrEP na Rua, serviço itinerante que leva as profilaxias, além de testagem, orientação e insumos a áreas de grande vulnerabilidade em todas as regiões da cidade.

Saiba mais sobre a Coordenadoria de IST/Aids clicando aqui.