Cosap recebeu mais de 500 crianças da 42ª edição do Recreio nas Férias

As visitas ajudaram a ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes e ensinar sobre guarda responsável, além de promover a socialização dos animais alojados

Entre os dias 11 e 21 de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), participou da 42ª edição do programa Recreio nas Férias, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SME). Foram recebidas 510 crianças na faixa etária dos 6 aos 14 anos.

Durante o Recreio nas Férias, os estudantes de escolas municipais das diversas regiões de São Paulo puderam participar dos projetos educacionais “Superguardião” e “Leitura”, executados de forma regular pela Cosap por meio do programa Escola Amiga dos Animais. A programação incluiu orientações sobre guarda responsável, socialização dos animais alojados, comportamento dos pets e estímulo à leitura.

“Foi um período repleto de vivências positivas e enriquecedoras. É muito gratificante ver o quão esse momento de aprendizado, diversão e interação é especial para as crianças e para os animais", diz Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

A edição de julho teve como tema “O brincar é de todos e para todos”, com o intuito de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a necessidade da inclusão de todas as pessoas. “A maioria dessas crianças vive em situação de vulnerabilidade social. Então elas ficariam sozinhas em casa se não tivesse esse projeto. Com essa iniciativa elas tiveram acesso a lazer, cultura, educação e puderam aprender um pouco mais sobre a importância de cuidar dos animais e respeitá-los. Então posso dizer que a visita à Cosap proporcionou memórias afetivas para os pequenos”, relata Michelle Rosa, professora do Centro Unificado Educacional (CEU) Uirapuru.

A 42ª edição do Recreio nas Férias contou com 64 polos participantes, sendo 58 Centros Unificados Educacionais (CEUs), três Centros de Educação e Cultura Indígena (Cecis), duas instituições (Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bernardo O’Higgins.