UBS Sé reúne gestantes para debater higiene bucal do recém-nascido e aleitamento materno exclusivo

Mães em qualquer fase da gestação podem participar e os pais também são convidados para os encontros

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sé reúne mensalmente um grupo de gestantes atendidas no equipamento para orientar sobre os cuidados na gestação e com os recém-nascidos.

Neste mês, as futuras mães aprenderam sobre a importância da higiene bucal do bebê, desde o nascimento, e os benefícios do aleitamento materno exclusivo. O encontro é coordenado pela equipe multiprofissional e de odontologia da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro. O deste mês foi realizado ontem (9).

As mulheres podem estar em qualquer fase da gestação e tratar de assuntos diversos referentes à gravidez, ao pós-parto e aos primeiros cuidados com o recém-nascido. Todas as gestantes cadastradas na unidade e seus companheiros são convidados a participar do grupo desde o início do pré-natal e ao final da gestação recebem um enxoval do programa Mãe Paulistana.

“Gostei muito de todas as informações que foram passadas, de forma bem-pedagógica e detalhada pelas profissionais. Falaram sobre o aleitamento materno, para entendermos como é importante para o bebê e para a mãe, e que é fundamental fazer a higiene bucal do bebê nesta fase da vida da criança. Seria muito legal se todas as gestantes participassem”, comentou a auxiliar de logística Karen Gonçalves de Paula Franhani, 25 anos, grávida de 15 semanas do segundo filho.

Sobre o programa Mãe Paulistana

Mais de meio milhão de mulheres já foram beneficiadas pelo Programa Mãe Paulistana e atualmente 51 mil recebem acompanhamento desde o início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê.

Nos últimos seis anos, mais de 500 mil pessoas tiveram a oportunidade de receber atendimento gratuito completo em saúde, assistência e acolhimento em todo o processo gestacional por meio do Mãe Paulistana. O programa está presente nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de 23 Ambulatórios de Especialidades (AEs), 16 maternidades e duas casas de parto.

As principais diretrizes do Mãe Paulistana são: inclusão da gestante no programa na fase inicial (até a 12ª semana de gravidez); garantia de sete ou mais consultas de pré-natal; realização de exames laboratoriais e ultrassonografia, testes rápidos para sífilis e HIV; pactuação de pré-natal de risco; transporte público gratuito (cartão SPTrans); visita antecipada à maternidade de referência para o parto, com grade de parto acessível; agendamento pela maternidade; garantia da consulta da puérpera e da primeira consulta do recém-nascido; bolsa e enxoval para o recém-nascido; estímulo ao aleitamento materno e vaga em creche para o bebê.