Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Evolução do atendimento odontológico na cidade, polos de curativos, cuidados ampliados por meio do Consultório na Rua e início do Inquérito de Saúde foram alguns dos assuntos do portal da Saúde

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 14 e 18 de agosto para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Prefeitura de São Paulo e FSP-USP dão início neste sábado a inquérito de saúde na capital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) dão início, neste sábado (19), à edição 2023 do Inquérito de Saúde, o ISA-Capital. A pesquisa visa conhecer o estado de saúde, hábitos de vida e uso de serviços de saúde pela população. A expectativa é entrevistar 5.000 pessoas de todas as regiões da cidade de São Paulo pelos próximos dez meses.

2. Cidade de São Paulo amplia atendimento odontológico à população
O número de atendimentos odontológicos nas unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de São Paulo cresceu 49% em média nos seis primeiros meses deste ano na comparação com 2022. Até junho, foram 1.170.978 atendimentos, média de 195 mil por mês. Em 2022, foram 1.572.025, média de 131 mil por mês.

3. Cinema e futebol integram cuidados ampliados do Consultório na Rua
Pelo menos uma vez por mês os cidadãos atendidos pelo Consultório na Rua (CnR) de Santana/Jaçanã, na zona norte da capital, ocupam um espaço bem diferente em relação àqueles de seu cotidiano: uma sala de cinema, onde podem assistir ao filme escolhido por eles mesmos, com o bônus extra de pipoca e suco distribuídos para todos. A iniciativa, batizada de Cine Pop, é realizada em parceria com o Cine Belas Artes e leva o conceito de cuidado ampliado em saúde às pessoas em situação de rua.

4. Consultório Digital agiliza atendimento e tem alto índice de aprovação
A fim de modernizar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de São Paulo tem apostado no atendimento médico remoto. As teleconsultas já são uma realidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal de saúde da capital.

5. Polos de Curativos atendem mais de 43 mil pessoas em menos de dois anos
Uma iniciativa pioneira da cidade de São Paulo, os Polos de Curativos, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizaram 93.656 mil curativos em quase dois anos de atividade. Nessas unidades são tratadas lesões complexas de difícil cicatrização em tratamentos convencionais, como feridas crônicas a exemplo dos pés diabéticos, ferida venosa, varizes e problemas circulatórios, que em alguns casos, pode evitar inclusive a amputação do membro acometido pela lesão.