Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Aquisição de cateter para pacientes da rede especializada, atendimento integral à criança com fissura labiopalatina e serviços para pessoas com deficiência foram alguns dos assuntos do portal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 21 e 25 de agosto para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde da capital adquire cateter inovador para pacientes da rede especializada
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adquiriu mais de 62 mil unidades de cateter hidrofílico, um produto com tecnologia inovadora que permite maior conforto e qualidade de vida aos pacientes que fazem o procedimento de cateterismo vesical intermitente (CVI) que possuem disfunção de origem neurológica ou lesão medular, que causa o esvaziamento incompleto da bexiga.

2. Supervisões em Saúde da zona sul discutem atendimento à população idosa
De acordo com a publicação “Indicadores sociodemográficos da população idosa residente na cidade de São Paulo”, editado em 2020 pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, as pessoas com mais de 60 anos já representam mais de mais de 15% da população da cidade de São Paulo. No que diz respeito à saúde além das necessidades inerentes à sua faixa etária, estas pessoas muitas vezes lidam também como realidades como perda de autonomia, solidão, violência e abandono.

3. Pessoas com deficiência contam com rede de atendimento integral na capital
De 21 a 28 de agosto, é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, como forma de refletir e discutir sobre igualdade de condições e conhecimento sobre direitos, como acesso à educação, assistência social e saúde, entre outros. Dentro dessa perspectiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante às pessoas com deficiência assistência específica, com serviços ligados às suas necessidades e demandas.

4. Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é referência no atendimento integral à criança com fissura labiopalatina na capital
A fissura labiopalatina é uma má-formação congênita, que tem causa multifatorial e está relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais, apresentando desde a cicatriz labial até a fissura labiopalatina completa, comprometendo lábios e o palato, o chamado céu da boca. Estima-se que essa condição atinja, em média, de um para cada 650 nascidos vivos no país, segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil, existem poucos centros especializados como o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), referência no atendimento integral à criança com fissura labiopalatina.

5. Saúde da capital entrega UPA III no Carrão
A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (25) mais uma Unidade de Pronto Atendimento à população, a UPA III Carrão – Vereador Masataka Ota. A gestão municipal investiu R$ 14.224.131,77 na construção da unidade, que funcionará 24 horas por dia e terá capacidade para realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês, beneficiando uma população de mais de 300 mil pessoas.