Confira dúvidas de munícipes recebidas pelas redes da SMS

Técnicos respondem às questões relacionadas aos serviços da rede municipal

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões sobre o uso da carteira de vacinação digital, comunicação sobre focos de dengue, PrEP sob demanda e outros, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo. Confira as respostas.

1. A carteira de vacinação digital é aceita nas unidades de saúde?

Sim. Por meio do aplicativo e-SaúdeSP, que funciona como um prontuário integrado do cidadão na rede municipal de saúde, é possível consultar sua caderneta de vacinação, que mostra as vacinas recebidas e registradas no Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde (Siga), além das aplicações contra a Covid-19 e outras campanhas de vacinação.

2. Como comunicar focos de infestação de mosquitos na capital?

Basta acionar o Portal SP156 e solicitar uma vistoria em local, além de avaliação de risco de proliferação de insetos. Durante a vistoria são fornecidas orientações preventivas. Caso seja necessário, podem ser adotadas outras medidas para controle de infestação.

Clique aqui para acessar o Portal SP156.

3. Quais os endereços dos Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na zona norte?

Apesar de não possuir um centro de referência, a zona norte oferece as práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros estabelecimentos da rede municipal. Para encontrar as unidade e modalidades das Pics por região, clique aqui

4. Como funciona a PrEP sob demanda?

A profilaxia pré-exposição (PrEP) sob demanda contra HIV/Aids consiste no uso planejado de antirretrovirais (ARV) conforme o esquema 2 + 1 + 1, ou seja, toma-se uma dose dupla (dois comprimidos) entre 2h e 24h antes da exposição de risco, um comprimido 24h após a dose dupla inicial e mais um comprimido 48h após a dose dupla inicial.

A PrEP sob demanda é indicada para os seguintes grupos de pessoas:
• homens cis, mulheres trans, travestis e outras pessoas com pênis como órgão genital ao nascer;
• que consideram a PrEP sob demanda mais conveniente;
• que tenham relações sexuais com frequência menor do que duas vezes por semana, habitualmente;
• que se sintam capazes para iniciar o esquema com pelo menos duas horas de antecedência (ou que possa atrasar o ato sexual por pelo menos duas horas após a ingestão de dois comprimidos).

Saiba mais na página da Coordenadoria de HIV/Aids.

5. Como obter encaminhamento para o Centro Especializado em Reabilitação (CER)?

O acesso ao CER é regionalizado e ocorre, preferencialmente, a partir do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à residência do usuário, para avaliação multiprofissional em reabilitação. Clique aqui para obter maiores informações