Saúde entrega Selo Sinasc a hospitais, maternidades e casas de parto

Reconhecimento é destinado a instituições que se destacam no preenchimento da Declaração de Nascido Vivo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (1º), a 14ª Cerimônia de Premiação do Selo Sinasc, evento realizado anualmente em reconhecimento ao trabalho das equipes dos hospitais, maternidades e casas de parto pela agilidade, pontualidade e qualidade do serviço de coleta das informações após o nascimento de um bebê.

Na edição deste ano, foram premiadas 60 instituições públic as e privadas, que ao longo do ano de 2022 realizaram partos na capital e cumpriram o padrão de qualidade no preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV). Desse total, 52 receberam selo ouro, entre eles vários Hospitais Municipais (HMs), além de duas casas de parto, e oito receberam o selo prata.

As DNVs dos nascimentos ocorridos em todo o país, sejam eles pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou não, integram o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), utilizado em todo o território nacional. O registro dos dados é fundamental para orientar as políticas públicas pela redução da mortalidade infantil, e indicar o número de partos cesáreos e prematuros realizados no país.

“É importante ressaltar o empenho dos profissionais envolvidos com a DNV, assim como a realização de um trabalho integrado no processo contínuo de aprimoramento das informações sobre nascidos vivos com a equipe do Núcleo Sinasc da SMS, as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e as Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), que são decisivos para o avanço na qualidade dos serviços de saúde da cidade de São Paulo direcionados às gestantes e aos bebês”, afirma a coordenadora do Núcleo Sinasc da SMS, Mirna Namie Okamura.

Critérios de premiação

Lançado em 2008 pela SMS, o Selo SINASC possui dois tipos de certificação: ouro e prata. As instituições de saúde do município de São Paulo que realizaram 30 partos ou mais ao longo do ano são indicadas para a premiação, considerando os critérios de pontualidade (inserção dos dados da DNV no Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos até o 15º dia do mês subsequente ao nascimento do bebê) e da qualidade da informação (completude e consistência dos dados).

Acesse aqui a lista completa dos ganhadores.