Conheça o biólogo Ricardo José Dunder que monitora a qualidade dos alimentos na cidade de São Paulo

Profissional se dedica a garantir que os alimentos à disposição na cidade estejam de acordo com os padrões de segurança

No próximo domingo, 3 de setembro, o Brasil celebrará o Dia do Biólogo, data que homenageia esses profissionais dedicados ao estudo e compreensão da natureza e dos seres vivos. Na prática, eles são importantes para todos, pois sua atuação está associada a questões vitais, como a qualidade dos alimentos que, município de São Paulo, está sob a responsabilidade do biólogo Ricardo José Dunder, 41 anos, no Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde (LCQS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Em 2012, aprovado por concurso, ele abraçou a oportunidade de trabalhar nesse laboratório, onde se dedica a garantir que os alimentos à disposição na cidade estejam de acordo com os padrões de segurança e qualidade. “A ciência e a biologia sempre foram a minha verdadeira vocação. Desde cedo, soube que queria contribuir para a sociedade com o meu trabalho
em laboratório, analisando e pesquisando as coisas”, conta.

Ricardo é um homem branco, de cabelo curto e parcialmente grisalho. Ele aparece no centro da foto, de braços cruzados, usando jaleco. Ao seu lado direito e esquerdo há microscópios e, ao fundo, uma grande parede de vidro com janelas.

No laboratório municipal, o biólogo investiga a qualidade dos alimentos na capital (Foto: reprodução/SMS)

A paixão pela ciência o levou ao curso de biologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis. Da graduação, seguiu para o mestrado e o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o que ampliou ainda mais os seus conhecimentos para que alcançasse seus objetivos.

Programa de monitoramento de alimentos

Ricardo contribui para o Programa Municipal de Análise e Monitoramento de Alimentos da cidade, que coleta amostras desses produtos industrializados disponíveis no comércio varejista. Essas avaliações englobam aspectos microbiológicos, microscópicos e físico-químicos para identificar contaminantes, substâncias prejudiciais, elementos estranhos e aditivos.

Segundo o biólogo, servem para detectar possíveis ameaças à saúde pública e assegurar a conformidade com os padrões de qualidade e segurança a fim de garantir que cheguem produtos confiáveis ao consumo da população. A importância dessas avaliações fica evidente em exemplos práticos do cotidiano, como tomar um cafezinho. De acordo com Ricardo, o produto precisa cumprir diversos critérios.

“Há múltiplos padrões que o produtor de café deve considerar, abrangendo aspectos como umidade, presença de matéria estranha, como detritos vegetais não provenientes do produto, grãos ou sementes de outras espécies, além de corpos estranhos de quaisquer naturezas, como pedras ou torrões, e impurezas, como cascas, paus e outros resíduos.” Recentemente, uma marca de café não conseguiu atender a esses requisitos, o que resultou em reprovação nas
análises do programa e retirada de comercialização.

Análise da merenda escolar

Com a especialização em análises e detecção de sujidades e fraudes, o biólogo concentra sua atuação na segurança alimentar da população. A pedido da Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae), da Secretaria Municipal da Educação, o LCQS, realiza verificações nos alimentos destinados às escolas públicas municipais. “Quando identifico a qualidade do que é destinado à merenda escolar, fico feliz e sinto que estou fazendo a diferença por contribuir para o bem-estar das crianças”, afirma.

Numa foto selfie, Ricardo aparece com a esposa Sarah (que usa óculos), ao centro, e o filho Lucca, de 3 anos, à esquerda. Ao fundo, há algumas árvores, um casarão e parte das pernas de uma estátua

Momentos especiais nas viagens com a esposa e o filho Lucca (Foto: arquivo pessoal/SMS)

Q+

Casado com Sarah há 9 anos e pai de Lucca, de 3 anos de idade, Ricardo tem como hobby escrever. Ele publica uma série de três livros de fantasia “História do Firmamundo”, inspirada em literatura medieval. A saga conta a história de heróis predestinados a salvar o mundo imaginário criado pelo autor.