Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Amamentação e vacinação contra a gripe foram alguns temas da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Ensinar o bebê a mamar corretamente pode tornar o momento mais prazeroso e especial

A campanha Agosto Dourado tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que é rico em proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês. Amamentar também fortalece os vínculos afetivos entre a mãe e o bebê. Embora seja um processo muito individual, do qual cada mulher vivencia uma experiência muito particular, a ideia é que esse momento seja prazeroso para ambos.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca alguns detalhes importantes na hora de oferecer o leite materno ao bebê.

2. Serviço da Prefeitura de SP resgata autoestima de pessoas com quadros de dor crônica

Quem vê a dona de casa Maria de Fátima Jordão, 55 anos, hoje não imagina a transformação que ela passou após ser acolhida, em fevereiro deste ano, no Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor) Bosque da Saúde para tratar um quadro de artrose e hérnia de disco. “Eu passei seis anos buscando o tratamento adequado na rede privada. Hoje eu estou 95% e faço de tudo”, descreve ela, que também é empresária e trabalha como atendente em uma loja de bolsas. Confira a matéria clicando no título.

3. Vacinação em estações de trens, metrô e terminais de ônibus termina nesta quinta-feira (31)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), encerrou, na quinta-feira (31), as ações de vacinação extramuro contra Covid-19 e influenza, vírus causador da gripe, nas estações do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e em terminais de ônibus, que ocorre em todas as regiões da cidade.
Desde 17 de julho, quando a ação teve início, foram aplicadas em passageiros nesses espaços 155.634 mil doses, sendo 73.605 mil contra Covid-19 e 80.341 mil contra influenza.

4. Capital segue com vacinação contra a gripe por tempo indeterminado

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém a vacinação contra influenza, vírus causador da gripe, por tempo indeterminado na capital. A campanha de vacinação contra a gripe neste ano teve início em 10 abril e foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade no dia 15 de maio, sendo prorrogada por tempo indeterminado desde o dia 30 do mesmo mês. Até o dia 24 deste mês, foram aplicadas 3.604.986 doses do imunizante e a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 50%.

5. Pessoas em situação de rua contam com equipes multidisciplinares em saúde

Na cidade de São Paulo, segundo o Censo da População em Situação de Rua realizado em 2021 pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), estima-se que mais de 31 mil pessoas vivem em situação de rua. Para garantir o acesso à assistência em saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) propõe estratégias voltadas a esse público.