Saiba mais sobre a pesquisa de saúde ISA-Capital 2023

Em sua quarta edição, serão avaliadas as condições de saúde da população paulistana, a partir de entrevistas com cinco mil pessoas

No dia 19 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) deram início ao novo Inquérito de Saúde, o ISA-Capital, que está em sua quarta edição, tendo sido realizado anteriormente nos anos 2003, 2008 e 2015.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre a pesquisa, objetivos e como será aplicada:

Qual o objetivo do ISA-Capital 2023?
A pesquisa visa conhecer o estado de saúde, hábitos de vida e uso de serviços de saúde pela população. Os resultados devem nortear a criação ou aprimoramento de políticas públicas na área da saúde e contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Saúde nos próximos anos.

Quantas pessoas serão entrevistadas e as regiões contempladas?
A expectativa é entrevistar cinco mil pessoas, considerando quatro estratos: adolescentes (10 a 19 anos de idade), adultos do sexo masculino (homens de 20 a 59 anos de idade), adultos do sexo feminino (mulheres de 20 a 59 anos de idade) e idosos (60 anos ou mais de idade), nas regiões contempladas pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde CRSs) do Município de São Paulo: norte, centro, oeste, sudeste, sul e leste.

O que será abordado na pesquisa?
O questionário da pesquisa incluirá conjuntos temáticos sobre aspectos como condições socioeconômicas do entrevistado, características da família e domicílio, morbidade nos últimos quinze dias, utilização de serviços de saúde, utilização de medicamentos, saúde mental, doenças crônicas, com ênfase em hipertensão e diabetes, deficiências físicas, práticas preventivas: câncer de mama, de colo de útero, de próstata e de colón, e presença de animais no domicílio. O questionário também verificará assuntos relacionados ao diagnóstico de Covid-19 e como a pandemia impactou o ânimo e a saúde mental dos entrevistados.

De que forma as entrevistas serão aplicadas?
As entrevistas, feitas a partir de questionários em formato eletrônico, serão aplicadas em domicílios selecionados a partir de critérios estatísticos, por entrevistadores treinados e supervisionados por professores coordenadores do ISA-Capital.

Quando os dados coletados serão analisados?
A pesquisa deve se estender pelos próximos dez meses. A análise dos dados deverá ser iniciada no segundo semestre de 2024 e a divulgação dos dados está prevista para 2025.

De que forma os entrevistados poderão ser identificados para a segurança dos moradores?
Para o trabalho, 40 entrevistadores foram contratados e capacitados pela FSP-USP. Eles estarão uniformizados e portarão crachás de identificação da FSP-USP, que poderão ser confirmados no QR Code impresso nesses crachás. Além disso, poderão ser identificados, para a segurança, na página do ISA, no site da Faculdade de Saúde Pública da USP.