Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Prevenção ao suicídio, homeopatia disponível na rede e doação de órgãos foram alguns temas abordados

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias, entre os dias 11 e 15 de setembro, para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Mês alerta para a prevenção do suicídio
Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Batizada de Setembro Amarelo, a campanha dedicada ao tema é realizada mundialmente desde 1995, com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no Brasil, a partir de 2014, é liderada por organizações como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Um dos objetivos é prevenir o sofrimento e reduzir o estigma relacionado ao tema.

2. Considerada prática complementar pelo SUS, homeopatia está disponível na rede municipal
Atualmente, a especialidade está disponível em 12 equipamentos da rede municipal, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios de Especialidades (AEs) e hospitais, em todas as regiões, que contam com 17 médicos homeopatas. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 7.638 consultas homeopáticas na rede.

3. Veja como solicitar castração de animais no município de São Paulo
O município de São Paulo oferece o serviço de castração de animais desde 2001, por meio do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), tendo realizado desde então mais de 1,4 milhão de cirurgias de esterilização de cães e gatos. O serviço, gratuito, é voltado a animais com idade entre 3 meses e 10 anos e está disponível a residentes na capital.

4. Tire suas dúvidas sobre a doação de órgãos
Setembro é o mês de conscientização pela doação de órgãos no Brasil, uma atitude capaz de salvar muitas vidas. Até agosto deste ano, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), 66.236 mil pessoas aguardavam na lista por um transplante no país. O número de transplantes realizados, no entanto, atende cerca de um terço desta lista: foram 20 mil em 2022, de acordo com dados do Relatório Brasileiro de Transplantes (RBT), o que significa que muitos brasileiros que necessitam não conseguem a doação de um órgão.

5. Saúde da capital anuncia novas instalações para a UBS Santa Luzia, em Guaianases
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (14) a construção das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, localizada em Guaianases, zona leste. O novo espaço terá capacidade para realizar aproximadamente 10 mil atendimentos por mês, beneficiando uma população de cerca de 18 mil pessoas. Atualmente, 76% da população da região de Guaianases é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).