Hábitos saudáveis auxiliam na saúde do coração

Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta equilibrada e evitar o tabagismo são medidas importantes para evitar problemas cardiovasculares

O que faz o seu coração bater mais forte? Mais importante do que essa pergunta, é o que você tem feito para mantê-lo batendo forte e saudável? A recomendação é sempre manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos regularmente e procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para acompanhamento preventivo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 80% das doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com prevenção, principalmente por meio da atividade física da infância à vida adulta. O hábito de se exercitar, por sua vez, pode aumentar o rendimento cardíaco, ajudar no controle de peso e até mesmo no funcionamento adequado do sistema imunológico.

Hipertensão, obesidade, estresse, diabetes, tabagismo e sedentarismo são os principais vilões que afetam esse músculo vital para o pleno funcionamento do nosso corpo e que favorecem as doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, entre outras.

Confira, a seguir, algumas dicas para manter uma vida mais saudável e evitar os problemas cardiovasculares:

– Não fume: fumantes apresentam enrijecimento das artérias até 50% maior que não fumantes, fazendo com que o colesterol não só adira mais facilmente às paredes das artérias como também cresça mais rapidamente. O cigarro causa inflamação dos vasos, facilitando a rotura das placas e a formação de coágulos. A nicotina tem um efeito vasoconstrictor, impedindo que as artérias se dilatem quando necessário para aumentar o fluxo de sangue.
– Controle a pressão arterial: o ideal é manter a pressão arterial 120/80 mmHg) controlando o peso, a ingestão de sal e fazendo uso racional de medicamentos.
– Atenção ao colesterol: dieta e controle do peso ajudam, mas muitas vezes é necessário recorrer a medicamentos para se conseguir reduzir satisfatoriamente o colesterol. As estatinas, principal grupo de drogas para o controle da dislipidemia, também auxiliam na estabilidade da placa gordurosa, reduzindo o risco de lesões da mesma.
– Controle o diabetes: o diabetes é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular. Um bom controle dos níveis de glicose no sangue está associado a uma grande redução na taxa de mortalidade.
– Alimentação saudável: indica-se uma dieta pobre em gorduras saturadas e rica em fibras, vegetais e frutas. Dê preferência à carne de peixe e frango;
– Evite a obesidade: pessoas obesas têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares que a população sem excesso de peso. A obesidade também aumenta o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, fatores de risco para doença coronária.
– Exercite-se: entre os exercícios bons para a saúde do coração, destacam-se os aeróbicos, aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia e normalmente são realizados por um longo período e possuem intensidade leve a moderada, como caminhadas, corridas e pedaladas.

Rede municipal na promoção da saúde
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a rede municipal de saúde oferece suporte para prevenir, diagnosticar e tratar a principais doenças cardiovasculares. E a prevenção é feita por meio de estratégias de estímulo a hábitos de vida mais saudáveis, que faz parte da rotina dos equipamentos.

A prática de atividades físicas, por exemplo, está na programação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Práticas Naturais (CPNs), Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Polos Similares à Academia da Saúde, que por meio das equipes multiprofissionais, promovem também as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

A localização de todas as unidades de saúde da capital pode ser visualizada por meio da página Busca Saúde.