Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Semana Animal SP, doação de órgãos e saúde dos idosos no calor são algumas das notícias publicadas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 25 e 29 de setembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde promove segunda edição da Semana Animal SP com diversos serviços gratuitos para os pets

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza a segunda edição da Semana Animal SP entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, com diversas atividades que ocorrem de forma simultânea em todo o município. O evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável e oferecer uma série de serviços gratuitos para os pets dos moradores da cidade de São Paulo, como vacinação antirrábica, castração, emissão do Registro Geral do Animal (RGA) e implantação de microchip.

2. Mais de 350 serviços de saúde da capital possuem acesso à Central de Intermediação em Libras

No Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destacou serviços que promovem acessibilidades às pessoas com deficiência auditiva. Um deles é a Central de Intermediação em Libras (CIL). Em junho, a SMS atingiu a marca de 363 serviços em saúde capacitados para a utilização da CIL. O serviço permite a mediação na comunicação e atendimento de pessoas com deficiência auditiva em órgãos e equipamentos públicos na cidade de São Paulo.

3. Doação de órgãos: conheça a experiência de dois hospitais municipais

Em 2022, o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, localizado no bairro do Campo Limpo, na zona sul da capital, foi uma das instituições que mais realizou notificações de potenciais doadores de órgãos no estado de São Paulo, atrás apenas no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC/USP).

Deixar um legado foi o sentido que L.F., de 79 anos, encontrou ao decidir doar suas córneas em 2017, antes de falecer de um câncer no pâncreas. Como paciente atendido pelo programa Melhor em Casa, que promove suporte e cuidados no domicílio, ele teve seu desejo atendido pela equipe ligada ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli, na zona norte da capital.

4. Saúde alerta para cuidados com idosos residentes em Instituições de Longa Permanência durante o calor

Com a elevação das temperaturas, é crucial enfatizar a necessidade de cuidados adequados com os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs). As alterações naturais decorrentes do envelhecimento podem reduzir a percepção de sede, tornando os idosos mais vulneráveis à desidratação. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enfatiza a importância de adotar medidas específicas para diminuir esse risco.

5. Prefeitura anuncia construção de UPA na região do Grajaú

Dando continuidade às visitas do programa Prefeitura Presente, que nesta quarta-feira (27) esteve na região da Capela do Socorro, zona sul, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, anunciaram e assinaram ordens de serviços para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Grajaú e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Progresso. Também foram visitadas, durante a manhã, as obras da futura UBS Jardim Reimberg, localizada na rua Rogério Fernandes, 80.