Saúde da capital participa da 5ª Expo Fórum Longevidade

Destaques e vídeos de experiências exitosas da rede municipal de saúde de São Paulo com a população idosa estarão disponíveis no estande da SMS, até este domingo (1º)

Em comemoração aos dias Nacional e o Internacional do Idoso, celebrados em 29 de setembro e 1º de outubro, respectivamente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa da 5ª Expo – Fórum Longevidade, que acontece até este domingo (1º), no Expo Center Norte. A coordenadoria da Atenção Básica e a Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa estão presentes com um estande apresentando as ações realizadas pela pasta.

O estande é dividido em três estações, sendo Estação Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, Estação Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi) e Estação Programa Acompanhante de Idosos (PAI). Estão presentes cinco interlocutores de saúde da pessoa idosa, além da coordenadora da área técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Rosa Maria Bruno Marcucci, para apresentar os serviços, comentar as experiências e artefatos expostos e esclarecer possíveis dúvidas.

“A gente tem uma visão da longevidade como um todo, dependendo do perfil do idoso ele pode ser atendido por um programa diferente ou por vários. As Ursis atenderam 89 mil pessoas no primeiro semestre. Temos 50 equipes do PAI, um programa pioneiro do município de São Paulo, que atende mais de seis mil idosos nas mais variadas necessidades, desde a administração de um remédio até levar esse idoso ao supermercado ou a uma consulta médica. Então é toda uma rede de apoio para a população longeva da nossa cidade”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Reconhecido com o prêmio espanhol Boas Práticas, em 2022, da Fundación Pilares – para la autonomía personal, o PAI é uma referência quando o assunto é o enfrentamento do processo de envelhecimento e suas necessidades, mostrando o quanto o seu olhar qualificado e humanizado é um diferencial na promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Marco Antônio Souza, de 78 anos, é atendido pela equipe do PAI da UBS Bertioga, na Mooca, há sete anos. Desde muito cedo ele gosta de pintura e alguns quadros pintados por ele estão expostos no estande da SMS. Ele conta que as agentes comunitárias de saúde (ACSs) do PAI o ajudam muito no seu dia a dia, inclusive com a medicação. “O PAI é meu segundo pai”, brinca ele. “O que mais gosto é da dedicação das agentes, sempre atenciosas e preocupadas com o que eu preciso”, diz ele, que participa ainda do grupo de saúde do homem na mesma UBS.

A SMS atua desde 2003 como pioneira em promover ações específicas para os idosos, com sua Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa. Em 2003 começou o planejamento para a implantação das Ursis que foram oficializadas em 2004. Com a implantação, em 2013, da rede de atenção à saúde da pessoa idosa, todos os fluxos foram realinhados a partir da aplicação da avaliação multidimensional da pessoa idosa (Ampi) nas Unidades Básicas de Saúde, em 2015 (antes dessa data era usada a caderneta do idoso para identificar os agravos na saúde dos idosos).

A Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa proporciona o acolhimento no âmbito individual e coletivo e expõe neste evento seus trabalhos mais relevantes e vídeos, que mostram recortes do dia a dia e dos serviços voltados às pessoas com mais de 60 anos de idade.

“Hoje nós temos 17% de pessoas idosas com mais de 60 anos na cidade de São Paulo; em 2030 serão 20% e em 2050, 30%, ou seja, quase um 1/3 da população será de 60+ em 2050. Então, as políticas públicas da cidade precisam estar focadas neste tema, que é de fundamental importância para a Prefeitura de São Paulo, que tem significativos programas como o PAI, por exemplo, premiado internacionalmente”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Estação Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa

Exposição de pôsteres e apresentação de programas voltados para a prevenção e promoção da saúde da pessoa idosa, no âmbito individual e coletivo.

Estação Ursi

Exposição de atividades de acolhimento, realizadas com equipe multidisciplinar;
exposição de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics);
maquete de prevenção de quedas.

Estação PAI

Intervenções das equipes, em casos graves de vulnerabilidade, com modelo de antes e depois; apresentação de pôsteres com ação de intervenção do programa; exposição de atividade com cuidador e grupo familiar; exposição de artesanatos e obras de artes, de artistas/pacientes que começaram a criar suas peças a partir do acompanhamento do programa, como entalhe sobre madeira, pintura em óleo sobre tela, marcenaria e artesanato em tecido.

Há ainda um backdrop (fundo de palco) com imagens de ações do PAI, em comemoração ao aniversário de 15 anos do programa.

"A SMS quer fortalecer a ideia de que, para trabalhar com a população idosa, é importante trabalhar a prevenção dos agravos, para manter a autonomia e independência do idoso por mais tempo", declara Rosa.

A SMS entende que é primordial a conscientização de toda a sociedade, sobre as questões e enfrentamento das necessidades e processos do envelhecimento, mostrando o quanto o seu olhar qualificado e humanizado é um diferencial na promoção da saúde do idoso, como também na prevenção de agravos.

“A Expo Longevidade trouxe a possibilidade de apresentar as políticas públicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltadas aos idosos da cidade de São Paulo. Essa gestão municipal investe muito nessas políticas voltadas aos idosos. É um orgulho enorme para a nossa cidade e um prazer fazer parte deste importante evento”, finaliza a secretária-executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, palestrante no segundo dia de evento.