Prefeito visita obra da Unidade de Saúde da Mulher em Itaquera

Juntamente com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o prefeito Ricardo Nunes e outros secretários municipais passaram o dia em Itaquera; na ocasião visitaram as obras de serviços de saúde e a construção da unidade que deve ser concluída em dezembro deste ano

Nesta quinta-feira (5) o projeto Prefeitura Presente chegou a Itaquera e, entre outras ações da gestão municipal, prefeito e secretários visitaram a obra da Unidade de Saúde da Mulher, primeiro equipamento exclusivo de diagnóstico voltado para o público feminino. A previsão é que a obra da unidade seja concluída em dezembro deste ano e inaugurada até fevereiro de 2024.

Essa será uma unidade municipal especializada na saúde da mulher. Com a implantação desse equipamento, será possível ofertar à população feminina de todo o território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, exames essenciais para o diagnóstico precoce de doenças que acometem, principalmente ou exclusivamente, as mulheres.

O objetivo é proporcionar a realização de vários exames e/ou procedimentos em um mesmo local, preferencialmente na mesma data, visando otimizar o deslocamento.

“Os equipamentos de saúde precisam ser produtivos. Precisamos aproveitar o máximo de cada um deles para cuidar da saúde das pessoas”, declarou o prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes.

“Essa unidade vai ofertar um leque de exames. Em vez de a mulher marcar os procedimentos em dias e lugares diferentes, ela vai ter a oportunidade de vir nessa unidade para fazer todos os exames solicitados pelo médico. Aqui, teremos 12 exames“, celebrou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A obra da Unidade de Saúde da Mulher está sendo construída pela Subprefeitura de Itaquera com um investimento de quase R$ 7 milhões, destinado pela vereadora Sandra Tadeu, e será referência para todas as supervisões da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, que tem mais de 796 mil mulheres acima de 15 anos em todo o território, segundo dados de julho do mais recente boletim da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo).

Serão disponibilizados 12 exames considerados prioritários no rastreamento de doenças na mulher: mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia mamária; ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de abdômen total e transvaginal com preparo intestinal, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de rins e vias urinárias, ultrassonografia da tireoide, colposcopia com biópsia e anátomo patológico, se necessário; vulvoscopia com biópsia e anátomo patológico, conforme a necessidade; histeroscopia com biópsia e anátomo patológico, com estudo urodinâmico completo se preciso. Podendo ter novos exames, caso tenha indicação médica.

A unidade funcionará na rua La Pena, 75, e vai atender de segunda a sábado, das 7h às 19h. O encaminhamento para exames na Unidade de Saúde da Mulher será feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente com agendamento via Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (Siga).

Nessa edição do Prefeitura Presente, o mutirão de saúde foi realizado na Praça Brasil, onde foram ofertadas vacinação animal e humana, incluindo todas as vacinas do calendário, confecção do Registro Geral do Animal (RGA), aferição de pressão arterial (PA), auriculoterapia e exposição de animais sinantrópicos.

No encerramento das atividades em Itaquera, prefeito e secretários inauguraram os telecentros São Pedro e Parque do Carmo, no Centro de Educação Unificado (CEU) São Pedro, onde também aconteceu um encontro com a população local, uma oportunidade que aproxima moradores e gestores.