Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Outubro Rosa, Avança Saúde – Mulher e Dia do Agende Comunitário de Saúde são algumas das notícias publicadas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 2 e 6 de outubro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Outubro Rosa: câncer de mama é o mais frequente entre mulheres no Brasil
A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente, desde 1990, com o objetivo de conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), atingiu 73.610 novos casos no Brasil, só em 2022.

2. Trabalho do agente comunitário de saúde é lembrado neste dia 4/10
No Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), celebrado em 4 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reconhece e ressalta a importância destes profissionais, que atuam nos territórios das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, gerando um importante vínculo da população com a rede municipal e o Sistema Único de Saúde (SUS).

3. Agentes de controle de endemia trabalham no combate a zoonoses
A população já está acostumada com os coletes azuis dos agentes comunitários de saúde. Mas o uniforme azul escuro também identifica outro profissional importantíssimo para a saúde pública, o agente de controle de endemias (ACE), responsável pelo combate à transmissão e focos de doenças zoonóticas como dengue, raiva e outras. A cidade de São Paulo conta com 2.209 ACEs.

4. Prefeitura promove Avança Saúde – Mulher a partir de sábado (7)
Neste sábado (7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá início ao Avança Saúde – Mulher nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo, das 8h às 17h. A iniciativa, voltada para as mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, intensifica o acesso às consultas médicas e de enfermagem, orientações sobre métodos contraceptivos, vacinação, realização de exames preventivos, como o Papanicolau, e agendamentos para outros exames, conforme a necessidade.

5. Dia Mundial da Paralisia Cerebral alerta para a principal causa de deficiência na infância
O dia 6 de outubro é dedicado ao Dia Mundial da Paralisia Cerebral, data criada pelo movimento Cerebral Palsy Alliance em 2012, para conscientizar e promover a luta por direitos, acesso e oportunidades para crianças e adultos nessa condição. A paralisia cerebral, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é caracterizada por um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura, atribuídos a um distúrbio não progressivo que ocorre durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil e que podem causar limitações no perfil de funcionalidades da pessoa.