Prefeitura inicia obras da UBS Jardim Brasília

A unidade, localizada na zona norte, vai atender no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) com mais de 80 profissionais e deve ser entregue no segundo semestre de 2024

Na manhã desta segunda-feira (9), o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinou a ordem de serviço para início das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Brasília, na região da Brasilândia, zona norte da capital. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2024.

Com um custo inicial de construção de R$ 18.810.647,52 e custeio mensal previsto em R$ 596.180,46 mil, a UBS será qualificada como modelo Estratégia Saúde da Família (ESF), com cinco equipes compostas, cada uma, por um médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs).

Além destes, a unidade contará com quatro dentistas, quatro auxiliares de saúde bucal, dois técnicos de saúde bucal, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, agente de promoção ambiental e equipe administrativa.

"A assinatura da ordem de serviço para o início das obras da UBS Jardim Brasília é mais um passo na luta dos moradores pela ampliação dos serviços de saúde na região da Brasilândia, zona norte da capital. É o compromisso do prefeito Ricardo Nunes, buscando soluções regionais, para que todos tenham acesso aos diversos serviços públicos disponíveis na cidade de São Paulo. É um exemplo de gestão que olha de perto as necessidades da comunidade”, disse o secretário Zamarco.

Essa unidade vai abranger uma população de aproximadamente 20 mil pessoas e terá capacidade mensal para 10.451 atendimentos, sendo 6 mil só de visitas domiciliares, e mais de 2 mil consultas médicas.

A estrutura física será composta por cinco consultórios, farmácia, sala de acolhimento, consultório para idosos, sala de vacinas, sala de medicação, sala de inalação, salas de coleta, sala de curativo, esterilização, consultório de enfermagem, consultório de odontologia, sala de raio-X de odontologia, sala de grupos, de assistente social, além dos banheiros, inclusive para deficientes e administração.

"Uma luta que começou em 2011, quando a Comissão dos moradores foi fundada. Foi uma jornada árdua, mas demonstra que, quando nos unimos como comunidade, podemos alcançar o que é necessário. Essa é uma história de perseverança, de trabalho conjunto e de determinação entre a população e o poder público, e é assim que fazemos as coisas acontecerem em nossa comunidade", comentou a presidente da Comissão dos moradores do Jardim Brasília e Vitória Régia, Rute Costa.

A futura UBS Jardim Brasília será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF), e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Manoel Fernandes Leão, 486, na região da Brasilândia.

O evento também contou com a presença de vereadores, subprefeitos, gestores de saúde e a população do território.