Coordenadoria de HIV/Aids destaca ações itinerantes em congresso

A rede municipal de São Paulo é exemplo de acesso a serviços e tecnologias de prevenção, por meio de iniciativas como o CTA da Cidade

A Secretaria da Saúde da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, participou do XIV Congresso da Sociedade Brasileira de DST, realizado de 4 a 7 de outubro em Florianópolis. O evento reuniu médicos, pesquisadores e profissionais da saúde para atualizar conhecimentos, conhecer iniciativas exitosas e vivenciar reencontros que inspiram no enfrentamento eficaz ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Na conferência “CTA Itinerante da Cidade de São Paulo e IST”, ocorrida na sexta-feira (6), Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou a unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade. Inaugurado em 2021, o serviço vem contribuindo para ampliar o acesso da população à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de IST, beneficiando em especial aos grupos prioritários ou que não conseguem acessar os serviços convencionais por conta de questões como localidade e horário de funcionamento.

Funcionando de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, o CTA Itinerante foi pensado justamente para quebrar o paradigma do acesso dos públicos mais vulneráveis, levando a unidade em horários alternativos até o lugar onde eles convivem ou trabalham.

O diálogo dos agentes de prevenção junto aos grupos locais
Cristina Abbate salientou durante sua apresentação que a presença da unidade móvel é negociada com os grupos locais para que haja o fornecimento dos serviços sem intervir na rotina do ambiente. Esse diálogo é realizado por meio dos agentes de prevenção, que desenvolvem um trabalho de pares, ou seja, por meio de pessoas que também pertencem aos grupos-alvo. “Os agentes de prevenção são protagonistas das iniciativas e ajudam no mapeamento de locais onde é possível encontrar populações que não acessam os serviços de modo usual”, explicou a coordenadora de IST/Aids.

Canal SPrEP e Estação Prevenção ampliam ainda mais o acesso a PrEP e PEP
Outras iniciativas que propagam o acesso à prevenção, como o SPrEP, que oferece as profilaxias pré e pós-exposição contra o HIV, além de equipamentos como a Estação Prevenção Jorge Beloqui, também foram destacadas como essenciais para que seja possível estabelecer uma rede inteligente e sistêmica de enfrentamento ao HIV/Aids e às IST na capital paulista.

A Estação Prevenção Jorge Beloqui, localizada na Estação República (Linha Vermelha do Metrô), disponibiliza as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente). A unidade fica próxima às catracas de acesso e funciona de terça-feira a sábado, das 17h às 23h,

Já o canal SPrEP – PrEP e PEP online é um serviço digital disponível no app e-saúdeSP, que pode ser baixado gratuitamente no site da Coordenadoria de IST/Aids e também nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Ele funciona todos os dias, inclusive em feriados e finais de semana, das 18h às 22h.

Inspiração para profissionais de saúde
Ao final da conferência, a plateia se manifestou sobre as iniciativas apresentadas pela Coordenadoria de IST/Aids. Os participantes do evento relataram que as realizações apresentadas serviram de motivação para alcançar novos patamares.

Clique aqui para acessar a página da Coordenadoria de IST/Aids.