Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Adoção de cães e gatos, Dia Nacional da Vacinação e testagem para IST's são algumas das notícias publicadas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 16 e 20 de outubro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Adoção de cães e gatos: saiba como buscar o serviço na capital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), promove a adoção de mais de 200 animais disponíveis no Centro Municipal de Adoção. São cães e gatos, entre filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, que esperam por um lar. Os animais disponíveis para adoção estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº 13.131/01.

2. Saúde da capital celebra Dia Nacional da Vacinação
O dia 17 de outubro é marcado no calendário da saúde como o Dia Nacional da Vacinação. A data reforça a importância da imunização em todas as fases da vida, como uma das principais formas de prevenir doenças. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido mundialmente pela excelência em imunização. Isso porque o país tem um dos melhores e mais completos calendários vacinais do mundo dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

3. Da prevenção ao tratamento, o papel essencial dos médicos
Inserida nos princípios de universalização, equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), a rede municipal oferece serviços para toda a população por meio de mais de mil equipamentos, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos hospitais, das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Em todos estes equipamentos, a presença de um profissional é constante e fundamental: o médico, em todos os seus perfis e especialidades.

4. Sífilis tem cura, mas pode causar complicações quando não tratada
No período de 2011 a 2021, foram notificados no país 1.035.942 casos de sífilis adquirida, 466.584 casos de sífilis em gestantes, 221.600 casos de sífilis congênita e 2.064 óbitos por sífilis congênita, segundo o Boletim Epidemiológico de Sífilis publicado pelo Ministério da Saúde. Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada pode causar complicações conforme a sua evolução e manifestações clínicas.

5. Veja onde fazer testagem para ISTs na capital
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ocorrem por relação sexual desprotegida (oral, vaginal ou anal) com uma pessoa infectada, ou da pessoa gestante para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Muitas dessas IST são silenciosas e a pessoa pode não perceber os sintomas. Por isso, a prevenção e testagem regular são fundamentais. Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza gratuitamente testes convencionais, testes rápidos e até autotestes para IST como HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.