Competição esportiva reúne 480 idosos para a promoção da saúde e bem-estar

Nova edição dos Jogos Abertos dos Idosos de São Mateus, que incentiva a interação social e a qualidade de vida na terceira idade, terá disputas de voleibol adaptado, natação, tênis de mesa, entre outros esportes

Com o objetivo de estimular a prática esportiva e resgatar a autoestima para melhor convívio social, os Jogos Abertos dos Idosos de São Mateus (Jaism) 2023 contarão com 480 inscritos em 12 modalidades. A nona edição do evento acontece nesta sexta-feira (27) de outubro, até às 18h, no Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba, zona sudeste da capital.

A competição é organizada pelos equipamentos de saúde de São Mateus, por meio do Fórum do Cidadão Idoso, Comitê Longevidade e Vida Saudável e pela Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e conta com a participação da supervisão de esportes e professores de educação física da Secretaria Municipal de Esportes (Seme), CEUs e educadores físicos do território.

O evento tem como principal articuladora Vera Mariano, interlocutora da Área Técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da STS São Mateus, que desenvolveu uma ação intersetorial integrada para a realização desse trabalho. Consequentemente, são cada vez mais adeptos a cada ano, reforçando que o envelhecimento pode ocorrer de forma saudável e ativa.

De acordo com Fernanda de Souza Pereira Amorim, assistente administrativa de gestão da STS São Mateus, os Jogos Abertos se tornaram um espaço que, para além de melhorar a qualidade de vida, proporciona integração e criação de vínculos entre os participantes. “É notório o anseio pelo início das inscrições, principalmente pelos idosos que já são participantes assíduos. O convívio social é de extrema importância para esse público que, em grande parte, enfrenta a solidão em seu cotidiano”, comenta Fernanda. Dessa forma, possibilitar ao idoso esse tipo de atividade faz com que ele enxergue novas possibilidades e rompimento de barreiras, mesmo com as limitações físicas.

Com a participação de idosos que frequentam as unidades, serviços de saúde e os CEUs da zona leste, o evento contará ainda com a presença do Mexa-se São Paulo, projeto da Secretaria de Esportes que promove atividades recreativas, e serão realizadas ações de orientação nutricional, prevenção de quedas e práticas integrativas. Haverá também a presença de veículo de urgência/emergência (ambulância) e de equipe de saúde para possíveis intercorrências durante todo o evento.

Modalidades e participantes

Os Jogos Abertos dos Idosos de 2013 contaram com 200 inscritos. Ao longo dos anos, o número de participantes tem crescido, mantendo a média de 500 idosos por edição, sendo que na oitava o evento contou com 700 competidores. Devido à pandemia de Covid-19, a competição não ocorreu em 2020 e 2021.

Neste ano, os 480 participantes vão se dividir em 12 modalidades: coreografia (misto), dama (masculino/feminino), dança de salão, dominó (masculino/feminino), tênis de mesa (masculino/feminino), truco (misto), tranca, buraco (masculino/feminino), voleibol adaptado (masculino/feminino), bocha, xadrez e natação.

Haverá premiação de 1º, 2º e 3º lugares com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Além disso, todos os inscritos receberão medalha simbólica de participação.

Atenção ao idoso na rede municipal

Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa é responsável pela formulação de ações, projetos e programas que garantam a promoção e a atenção integral à saúde da pessoa idosa, para que mantenha sua capacidade de autocuidado e permaneça na comunidade durante o maior tempo e com a maior capacidade funcional possível.

A Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa tem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como porta de entrada prioritária, e como eixo principal a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi - AB), que classifica os idosos em saudáveis, pré-frágeis e frágeis. A partir desta avaliação e de acordo com a necessidade de cada idoso, seu atendimento pode incluir as Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), que são pontos secundários de atenção de caráter ambulatorial e multidisciplinar. A rede municipal possui atualmente 12 Ursis que atendem pessoas idosas em todas as regiões da cidade, dando cobertura às 470 UBSs.

Programa Acompanhante de Idosos

Já o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), atende cerca de seis mil munícipes com mais de 60 anos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social. Único no país, o programa possui 50 equipes compostas por assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes de idosos, motorista e profissional administrativo voltadas ao acolhimento, apoio e suporte nas atividades diárias destas pessoas, oferecendo-lhes assistência integral à saúde.

A rotina de trabalho de um acompanhante de idosos consiste em visitar essas pessoas pelo menos uma vez por semana para auxiliá-las nas tarefas relacionadas à saúde, como acompanhamento em consultas, exames ou encontros de grupos na Unidade Básica de Saúde (UBS), além de também dar suporte nas rotinas domiciliares e deslocamentos para atividades cotidianas, que costumam ser mais dificultosas por conta de limitações físicas.

Serviço
9ª edição Jogos Abertos dos Idosos de São Mateus (Jaism)
Data, horário e local:
27 de outubro, das 8h às 18h, no CEU Sapopemba (Rua Manuel Quirino De Mattos, s/n, Jardim Sapopemba).