Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Busca ativa para vacinação, nanismo, saúde da população negra são algumas das notícias publicadas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 23 e 27 de outubro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde realiza busca ativa de crianças para vacinação contra poliomielite
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu nessa terça-feira (24) ação de intensificação de vacinação contra poliomielite para crianças, de 0 a 5 anos de idade matriculadas na rede municipal de educação infantil, e entrega de Declarações de Vacinação Atualizada (DVAs), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), no Centro de Educação Infantil (CEI) Aneu Garanhani, na zona norte da capital. A busca ativa, em prol ao Dia Mundial da Poliomielite, aconteceu também em toda cidade com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do público-alvo.

2. Nanismo: condição pode ter causas genéticas ou hormonais
O dia 25 de outubro é dedicado à informação e conscientização sobre o nanismo. Este termo é utilizado para descrever a baixa estatura provocada por distúrbios de crescimento que fazem com que a pessoa, mesmo em idade adulta, tenha um tamanho abaixo da média populacional.

3. Saúde da capital capacita médicos e enfermeiros para identificar a doença falciforme
Em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, celebrado em 27 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou nesta semana um curso de educação a distância (EAD) para capacitar médicos e enfermeiros da rede municipal no atendimento de urgência e emergência às pessoas com doença falciforme (DF). A iniciativa é realizada pela Escola Municipal de Saúde (EMS), da gestão municipal, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Hospital São Paulo.

4. Prefeitura aumenta em 85% atendimentos em práticas como acupuntura, auriculoterapia e ioga
Auriculoterapia, práticas corporais chinesas (como tai chi pai lin e lian gong), acupuntura, meditação, terapia comunitária integrativa, aromaterapia, dança circular, reflexologia e ioga são algumas das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) disponíveis na rede municipal de saúde que têm sido cada vez mais procuradas pelo público. Nos últimos cinco anos, foram realizados 1.050.693 procedimentos, entre práticas individuais e coletivas, nas unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

5. Data é voltada às demandas em saúde da população negra
Quando se fala em saúde da população negra, os desafios são muitos, uma vez que existe uma ampla produção científica que demonstra a prevalência de doenças como hipertensão, diabetes e acidente vascular cerebral nas pessoas negras quando comparadas às não negras. As causas muitas vezes estão relacionadas a condições socioeconômicas desta população (escolaridade, situação de emprego e renda, maternidade solo e presença de crianças na família entre outras), que resultam em insegurança alimentar, inatividade física, alimentação de má qualidade, com baixo consumo de frutas e hortaliças, tabagismo, entre outros grandes fatores de risco para as doenças crônico-degenerativas.