Saúde premia experiências exitosas em vacinação

III Seminário de Imunizações reconheceu atuação ao longo da pandemia de Covid-19 e também para elevar a cobertura vacinal na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu nesta sexta-feira (24) o III Seminário de Imunizações Vacina Sampa 2022-2023. O evento, realizado pelo Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), teve o objetivo de reconhecer as ações conduzidas no município para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, além de atualizar os profissionais sobre temas relacionados à vacinação na capital.

“São Paulo foi um exemplo na vacinação para o enfrentamento da pandemia. A mobilização e o engajamento dos profissionais da Saúde permitiram que a cidade apresentasse uma rápida resposta na imunização dos paulistanos”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O planejamento da SMS no período anterior à existência de um imunizante foi fundamental para a condução da estratégia de atuação na cidade com mais 12 milhões de habitantes. Vários setores e milhares de trabalhadores da Saúde foram mobilizados para a execução da logística, armazenamento, distribuição e aplicações dos imunobiológicos.

“Quando ainda não havia liberação do primeiro lote de vacinas, nós já tínhamos garantido o estoque de insumos necessários para aplicação das doses e já existia uma estratégia para vacinação em grande escala no município”, lembrou o coordenador de Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.

Reconhecimento

A parceria da SMS com a Secretaria Municipal da Educação também foi destaque por meio da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), adotada para os alunos das escolas da rede municipal. O trabalho conjunto entre as duas pastas possibilitou o aumento da cobertura vacinal na cidade em 2023. Um total de 166 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) receberam reconhecimento por meio de selos ouro, prata e bronze, de acordo com resultados alcançados na obtenção de DVAs de estudantes matriculados nas escolas de ensino infantil do território.

Também foi realizada a entrega de selos a 18 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) pela cobertura vacinal atingida ao longo deste ano.

Clique aqui para acessar a transmissão do III Seminário de Imunizações Vacina Sampa 2022-2023 no canal da Covisa no YouTube.