Edição especial de PrEP na Rua abre campanha do Dezembro Vermelho

Além de ofertar profilaxias pré e pós-exposição ao vírus HIV, ação realizada no último domingo no Minhocão disponibilizou insumos, teste rápido e autoteste para HIV

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de ISTs/Aids, realizou ontem (26) a edição especial do projeto PrEP na Rua que marca o início da campanha do Dezembro Vermelho na capital. Em alusão ao 1º de dezembro, Dia Mundial da Aids, a campanha concentra diversas atividades voltadas para o diálogo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids). A ação inaugural aconteceu das 11h às 15h no elevado João Goulart (Minhocão).

Ao todo, entre testagem para HIV, cadastros da profilaxia pré-exposição ao vírus (PrEP) e dispensação da profilaxia pós-exposição (PEP), mais de 100 pessoas foram atendidas pela equipe de saúde no local, entre elas, principalmente moradores da região do Minhocão, conhecido por possibilitar práticas esportivas e de lazer a céu aberto durante os fins de semana no centro de São Paulo.

Além disso, a população pôde acessar de forma gratuita preservativos (externos e internos), sachês de gel lubrificante, kits de autoteste de HIV e início da primeira terapia antirretroviral (Tarv) em casos positivos.

“São Paulo vem ampliando as ações de acesso, tanto ao diagnóstico quanto ao tratamento, e aqui hoje é uma ação para lembrar a população de São Paulo dessa campanha”, pontuou Cristina Abbate, coordenadora de ISTs/Aids da cidade de São Paulo.

“Hoje estamos aqui para lembrarmos à população de tudo que ela tem disponível pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e para lembrarmos também das pessoas que, lamentavelmente, não tiveram a mesma oportunidade e que viveram com HIV/Aids há tantos anos, quando ainda não existiam os recursos que existem agora”, acrescentou.

Nesta semana, a Coordenadoria de ISTs/Aids publicará o Boletim Epidemiológico referente ao ano de 2022 com informações importantes para o monitoramento da epidemia de HIV na capital. Dados como número de novas infecções pelo vírus e incidência entre grupos socialmente vulnerabilizados são fundamentais para o constante aprimoramento de estratégias para reduzir o número de novos casos.

PrEP na Rua
O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso à prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Ao todo, foram realizadas mais de 300 ações do projeto neste ano em diferentes regiões da cidade com foco em oferta de prevenção e testagem em horários e locais alternativos.

Sobre o Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é uma iniciativa nacional de mobilização e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV/Aids. Durante todo o mês, diversas ações e campanhas são realizadas em todo o país para disseminar informações e derrubar estigmas em relação às pessoas que vivem com o vírus.

Premiação
Por meio da Coordenadoria de ISTs/Aids, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi reconhecida e premiada neste mês na 17ª ExpoEPI, em Brasília, pela iniciativa do canal SPrEP – PrEP e PEP online, serviço disponível gratuitamente no app e-saúdeSP, que facilita o acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) todos os dias, inclusive feriados e fins de semana, das 18h às 22h. O serviço foi exibido na mostra "Vigilância, prevenção e controle de HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis", conquistando o segundo lugar em todo o Brasil e sendo uma das três iniciativas premiadas.

Quando utilizadas da forma indicada, as profilaxias oferecidas pelo canal SPrEP impedem a infecção pelo HIV mesmo havendo exposição ao vírus. A PrEP previne antes da exposição, contando com duas modalidades de uso: diária e sob demanda. Ao todo, a cidade de São Paulo já realizou mais de 34 mil cadastros para essa profilaxia, representando quase 30% de todos os cadastros em território nacional. A PrEP está disponível na Rede Municipal Especializada, na Rede Sampa Trans e no Canal SPrEP. Clique aqui para saber mais. 

Além disso, é possível acessar a PEP, que deve ser iniciada em até 72 horas após possível exposição de risco e pode ser encontrada em unidades de urgência e emergência 24h e na Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids, onde o usuário poderá realizar a retirada da profilaxia após solicitação via canal SPrEP no app e-saúdeSP ou acessar diretamente.

A profilaxia está disponível nos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids, nas unidades 24h parceiras e no canal SPrEP, dentro do aplicativo e-saúdeSP.

Saiba mais sobre a PEP e onde acessá-la clicando aqui. 

Confira aqui os endereços das unidades. 

Clique aqui para baixar os aplicativos gratuitamente.