Saúde municipal promove 15ª edição do Seminário de Pesquisas em ISTs/Aids

Evento, nesta terça-feira (28), apresenta trabalhos que têm a Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids como fonte principal de estudos e lança o XVIII Inventário em Pesquisas em ISTs/Aids

Amanhã (28), a Coordenadoria de ISTs/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o XV Seminário de Pesquisa em ISTs/Aids. O evento, que será realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), integra a programação da campanha Dezembro Vermelho e é voltado à divulgação de pesquisas que têm como objeto de estudos os equipamentos da Rede Municipal Especializada (RME) em infecções sexualmente transmissíveis(ISTs)/Aids.

Estão em andamento ou foram concluídas recentemente na rede municipal de saúde 15 pesquisas, conduzidas por pesquisadores da própria SMS e também externos, pertencentes a várias instituições, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital das Clínicas da FMUSP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da USP e Centro de Referência e Treinamento DSTs/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre outras. Essas pesquisas integram a 18ª edição do Inventário em Pesquisas em ISTs/Aids, que será lançado durante o evento.

Três desses projetos serão apresentados durante o seminário. São eles: "Barreiras individuais, sociais e programáticas para a retenção à terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV/Aids, usuárias da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids de São Paulo", conduzido por Kátia Cristina Bassichetto, da Coordenadoria de ISTs/Aids da SMS; “Qualificação de boas práticas em HIV/Aids nos municípios com Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids no Estado de São Paulo”, de Mariliza Henrique da Silva, do Centro de Referência e Treinamento DSTs/Aids da SES; e "A profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP): desafios e perspectivas", de Priscila Gil Ritter, do Centro de Testagem e Aconselhamento Santo Amaro Paula Legno da SMS.

Participam da mesa de abertura do evento, que acontece às 9h30, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino; a coordenadora de ISTs/Aids, Cristina Abbate; a representante do Comitê de Ética e Pesquisa da SMS Carmen Silvia Carmona de Azevedo; a coordenadora de pesquisa do Programa Estadual de ISTs/Aids, Mariza Vono Tancredi; e a oficial de projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Mariana Braga.

A coordenadora de ISTs/Aids, Cristina Abbate, enfatiza não apenas as ações da SMS no sentido de promover acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento para HIV/Aids e outras ISTs, mas também por meio do fomento ao trabalho de pesquisa nos serviços oferecidos pela capital. “Essas pesquisas abordam aspectos relevantes em relação ao atendimento de diversos públicos, e desta forma também se transformam em subsídios importantes para pautar a gestão pública.”

SERVIÇO

XV Seminário de Pesquisa em ISTs/Aids
Lançamento do XVIII Inventário em Pesquisas em ISTs/Aids
Quando:
28 de novembro, das 9h30 às 12h
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP - Rua Dr. Arnaldo, 455, Pacaembu