Saúde realiza live sobre Janeiro Roxo nesta quarta-feira (10)

O evento online trará informações sobre prevenção à hanseníase e os serviços oferecidos na rede municipal, incluindo a “Semana H”, com mobilização dos serviços de saúde em toda a capital

Para falar sobre Janeiro Roxo, mês voltado à conscientização sobre a hanseníase, nesta quarta-feira (10) às 14h a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove uma live com Carlos Tadeu Maraston Ferreira, coordenador do Programa Municipal de Controle de Hanseníase (PMCH) da Cordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Ele abordará aspectos como os resultados alcançados na capital no diagnóstico e tratamento precoce da doença. A apresentação será do jornalista e coordenador de plataformas digitais e multimídia, Renato Damião.

Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) programou mais de mil ações para a campanha Janeiro Roxo em 2024, com o objetivo de levar até a população orientações sobre a hanseníase, como sinais e sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce e tratamento para evitar possíveis incapacidades físicas provocadas pela doença se diagnosticada tardiamente.

A fim de intensificar o trabalho, de 15 a 22 de janeiro também será realizada a “Semana H” em unidades de saúde de todas as regiões da cidade. Haverá ações de busca ativa e divulgação de informações sobre o tema em locais públicos de grande circulação como praças, parques, feiras, terminais de ônibus e estações de metrô, para orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença e encaminhar casos suspeitos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A live será exibida, simultaneamente, no canal do YouTube da SMS e no perfil do Instagram.

Live sobre Janeiro Roxo

Data: quarta-feira, 10 de janeiro, às 14h
Apresentação: Renato Damião, jornalista e coordenador de plataformas digitais e multimídia
Convidado: Carlos Tadeu Maraston Ferreira, coordenador do Programa Municipal de Controle de Hanseníase (PMCH)