Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Conscientização sobre a hanseníase, chuvas de verão e prevenção da cistite em mulheres idosas são alguns dos assuntos em destaque

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 8 e 12 de janeiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Cosap participa da 43ª edição do programa Recreio nas Férias
A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participa da 43ª edição do programa Recreio nas Férias, com atividades que ocorrem entre os dias 11 e 24 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A expectativa é receber 880 crianças dos 4 aos 10 anos de idade.

2. Janeiro Roxo conscientiza sobre o combate à hanseníase
Janeiro Roxo é o mês de conscientização sobre a hanseníase, doença causada pela bactéria bacilo de Hansen que compromete a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada. O seu enfrentamento é um dos principais desafios de saúde pública no Brasil, país responsável por cerca de 90% dos casos novos diagnosticados nas Américas. Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) programou mais de mil ações para a campanha Janeiro Roxo em 2024.

3. SMS promove programação voltada à saúde de pessoas trans
Ao longo deste mês, a Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+ da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove uma série de atividades voltadas a travestis e transexuais. A programação marca o aniversário de um ano da inauguração do Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT) Janaína Lima, além do Dia Nacional da Visibilidade Trans, no próximo dia 29.

4. Chuvas de verão exigem cuidados redobrados
O verão, além de ser uma época marcada pelo calor, também apresenta momentos de chuvas fortes, que podem trazer inúmeros perigos para a saúde, tanto no que diz respeito a doenças quanto ao risco de acidentes. Por isso, é importante observar alguns cuidados para evitar acidentes durante a ocorrência de chuvas.

5. Saúde alerta para cuidados e prevenção da cistite de repetição em mulheres idosas
A cistite de repetição, condição conhecida como infecção urinária de repetição, acomete com frequência a população idosa, sendo mais prevalente entre as mulheres. Ela é denominada assim quando a frequência é maior que dois episódios em seis meses ou três vezes no ano e é causada pelo aparecimento anormal de micro-organismos em qualquer parte do trato urinário.