Prefeito e secretário da Saúde anunciam reforma do Hospital Pirituba

Anúncio foi feito durante o durante o Prefeitura Presente; Obras começam neste primeiro semestre

 Durante o evento Prefeitura Presente na região de Pirituba/Jaraguá, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, anunciaram amplas obras de reforma no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, conhecido como Hospital Pirituba, localizado na avenida Menotti Laudísio, 100.

 As obras para um novo prédio acontecerão para o acesso à unidade hospitalar que compõem o térreo, primeiro e segundo pavimentos e a cobertura, em um total de 5.238,19 m² de intervenção. O anúncio foi feito no Centro de Educação Unificado (CEU) Pêra-Marmelo, na rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrecia, Jaraguá.

Esse novo edifício contempla um hall de elevadores e escadas comum a todos os andares, organizando o fluxo atual, entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a unidade hospitalar, possibilitando a transferência interna dos pacientes atendidos no pronto atendimento até os serviços especializados do hospital. Atualmente, essa transferência é realizada via ambulância por fora da unidade hospitalar. No novo projeto, o acesso à unidade e os pacientes em macas são levados de um andar para o outro pela circulação vertical projetada.

O investimento total nas obras de adequação é estimado em R$ 70 milhões, considerando o custo médio da reforma de R$ 48 milhões que somado a outras intervenções de menor escala que estão em andamento.

A reforma vai praticamente dobrar o número de leitos, passando de 80 para 152 leitos e de duas salas de cirurgia para cinco. As obras devem ter início neste primeiro semestre e o prazo estimado de execução é de 18 meses.

"Estamos entregando obras e serviços significativos para a saúde dos paulistanos", destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Com 45 anos de atividade, o hospital Municipal Dr. José Soares Hungria - Pirituba foi entregue à população em 25 de janeiro de 1979 e realiza cerca de 1.250 atendimentos em consultas médicas, 230 internações e cerca de 1.560 cirurgias anualmente. As especialidades ofertadas são de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e pediatria.

“Junto com o prefeito, tivemos o recurso para fazer a reforma e deixar o hospital integrado à UPA. Aumentando o número de salas cirúrgicas e leitos para a região de Pirituba. Quero destacar que dentro das unidades que visitei hoje, acompanhado pelos gestores e técnicos da Coordenadoria Regional e Supervisão de Saúde da Zona Norte, tive uma conversa com os presentes e a população elogiou e aprovou o serviço. Isso meu deu muita satisfação e demonstra que toda a equipe de saúde da região tem trabalhado muito bem, dando uma resposta à população. Quero agradecer toda a equipe e parabenizar a população que participa e é assim que temos avançado”, declarou o secretário Zamarco.

Durante todo o evento ontem (18), o secretário visitou ainda ao longo do dia as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Panamericano, Parque das Nações Unidas, Vila Pirituba, Parque Maria Domitila, UBS/AMA Anhanguera I, o Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Jaraguá e o Serviço de Cuidados Prolongados (SCP) administrado pela organização Irmãs Hospitaleiras.

De 2018 a 2023, a região recebeu seis novas unidades de saúde, sendo duas UBSs (Sem Terra e Interativa); duas Unidades de Pronto Atendimento (Pirituba e City Jaraguá); um Centro Especializado em Reabilitação III integrado a um Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor); e um Hospital Dia - Centro de Integração Educação e Saúde (Cies).

No mesmo período foram reformadas algumas UBSs, entre elas, as unidades Vila Zatt, Jardim Panamericano, Vila Maggi e Alpes do Jaraguá e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS integrada Anhanguera I. Há ainda sete unidades com reformas em andamento, sendo cinco UBSs, uma AMA/UBS e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

Um outro Caps Infantojuvenil III está em construção na região do Jaraguá e terá capacidade para atender, em média, 1.800 pessoas por mês.