Saúde realiza live para celebrar Dia da Visibilidade Trans nesta quarta-feira (24)

A transmissão ao vivo acontece no YouTube da SMS e perfil do Instagram; a convidada é a interlocutora de Saúde Integral da População LGBTIA+, Tânia de Souza

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, nesta quarta-feira (24), às 14h, no canal do YouTube e no perfil do Instagram da pasta, uma live para o Dia da Visibilidade Trans com Tânia Regina Corrêa de Souza, interlocutora da área técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+.

O encontro tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, celebrado anualmente em 29 de janeiro a fim de reforçar a importância de ações afirmativas e serviços de saúde que atendam as especificidades dessa população.

Tânia também falará sobre o lançamento da campanha “Como você quer que eu te chame?”, que chama a atenção para um importante direito conquistado por pessoas trans no país: o direito ao nome social.

O uso do nome social, em especial para pessoas que não se identificam com as características do sexo atribuído no nascimento, é reconhecido no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2009, quando o Ministério da Saúde (MS) publicou a portaria nº 1.820.

Além disso, na cidade de São Paulo, o decreto nº 58.228, publicado em 2018, garante o uso do nome social por pessoas trans e travestis em todo os órgãos e repartições da administração pública municipal.

Portanto, a transmissão ao vivo é uma oportunidade de aproximar a população de temas importantes em saúde, por meio dos canais digitais da SMS.

A live será exibida, simultaneamente, no canal do YouTube da SMS e no perfil do Instagram.
https://www.youtube.com/c/saudeprefsp
https://www.instagram.com/saudeprefsp/

Live Dia da Visibilidade Trans

Data: quarta-feira, 24 de janeiro, às 14h
Apresentação: Renato Damião, jornalista e coordenador de plataformas digitais e multimídia
Convidada: Tânia Regina Corrêa de Souza, interlocutora da área técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+