Carnaval seguro: gel lubrificante é aliado contra as ISTs

Usado em conjunto com preservativo, produto torna as relações sexuais mais seguras; entenda mais sobre a prevenção combinada

O preservativo interno ou externo continua a ser o método mais eficaz para prevenir a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e gravidez não planejada. Por isso, deve ser usado em todas as relações sexuais.

Uma das estratégias de prevenção combinada é o uso de camisinha junto com o gel lubrificante para deixar as relações sexuais mais seguras, pois diminui o atrito e a possibilidade de provocar microfissuras das mucosas genitais e anais, que funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microrganismos.

Além de evitar as chances de ruptura da camisinha, outro benefício importante é que em muitos casos o gel lubrificante facilita a penetração e torna a relação mais confortável.

Vale destacar que o gel lubrificante deve ser sempre à base de água para não danificar o preservativo. Na cidade de São Paulo, ambos, gel e preservativos, são disponibilizados gratuitamente em todas as unidades da Rede Municipal Especializada (RME), que são os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e os Serviços de Atenção Especializada (SAE). Os preservativos também estão disponíveis permanentemente em todos os equipamentos de saúde e nas estações de ônibus e metrô.

Além disso, durante o período de carnaval, a campanha “Camisinha na Folia”, da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, estará presente nos principais blocos da região central da capital, distribuindo preservativos e gel lubrificante gratuitos aos foliões.

Veja mais na página da Coordenadoria de IST/Aids.